Governador inaugura clínica da mulher e da criança em Ibema

A previsão é que até o final do ano outras 29 clínicas sejam inauguradas pelo governador Pessuti
19/11/2010 - 17:50

O governador Orlando Pessuti, o secretário estadual de Saúde, Carlos Moreira, e o prefeito Aramitam Fortunato inauguraram, neste sábado (19), a Clínica da Mulher e da Criança de Ibema, no Oeste do Estado. Foram investidos cerca de R$ 500 mil na construção e compra de equipamentos, e agora o governo começa a repassar para a prefeitura R$ 8 mil por mês, para ajudar na sua manutenção.
Pessuti destacou que o programa é uma demonstração de respeito e cuidado com as mulheres e crianças paranaenses. “Imaginem que, para fazer um simples ultrassom, uma mulher de Ibema teria que ir até Cascavel. Com a clínica, estamos reconhecendo o valor e dando dignidade para as mulheres e crianças desta cidade”, afirmou.
A Clínica da Mulher e da Criança vai oferecer acompanhamento médico gratuito para gestantes e crianças da região. O atendimento será feito por um médico ginecologista, um pediatra e um dentista.
O secretário Carlos Moreira disse que foi através de programas como este que a mortalidade infantil no Paraná caiu de 19 por mil nascidos, em 2000, para 11,4 em 2010. “É missão deste governo diminuir a mortalidade infantil. Estamos fazendo isto com sucesso com diversas ações, como o Leite das Crianças e construção de hospitais”.
Com a nova clínica, já chega a 115 o número destes centros funcionando no Paraná todo, especialmente nos menores municípios e em regiões carentes. Até o final do ano, serão inauguradas mais 29 clínicas da mulher e da criança, sendo que existem no momento, 73 em construção.
Para o prefeito Aramitam Fortunato, a clínica vai desafogar o atendimento que hoje é feito no posto de saúde da cidade. “Com certeza o movimento vai diminuir lá, e aqui temos uma estrutura muito melhor para atender as mulheres e crianças”, acrescentou.
ESCOLA – Depois de inaugurar a clínica, Pessuti vistoriou as obras de uma escola municipal que está sendo construída na cidade. Estão sendo aplicados cerca de R$ 3 milhões na obra, sendo que 70% do valor pelo Governo do Estado e 30% pela prefeitura. Segundo o prefeito, está será “a obra da década” para o município, e deverá ficar pronta em julho de 2011. “Vamos resolver o problema da educação municipal por 10 anos, desafogando nossas escolas”, afirmou.