Governador inaugura Clínica da Mulher e da Criança em Terra Boa

Centros são resultado de parcerias com municípios, que recebem infraestrutura e ficam responsáveis pela contratação dos profissionais de saúde e manutenção das unidades
19/08/2010 - 10:40

Foi inaugurada nesta quarta-feira (18), em Terra Boa, município próximo de Campo Mourão, na região noroeste do Paraná, mais uma Clínica da Mulher e da Criança, a de número 104. Segundo o governador Orlando Pessuti, nos próximos meses o estado terá, em pleno funcionamento, 150 clínicas especializadas no atendimento de mulheres e crianças.
Ele afirmou que as Clínicas da Mulher e da Criança são estruturas de apoio ao combate à mortalidade materno-infantil e que o Paraná vem conquistando bons índices na redução deste tipo de mortalidade, mas ainda há muito o que se fazer. O governador ressaltou que o Governo do Paraná também trabalha em políticas públicas direcionadas para de distribuição e água e de leite. “Tudo isso ajuda a reduzir a mortalidade no Paraná”, afirmou.
Thiara Calloi Bicudo, de 28 anos, está grávida de seis meses. Para ela, a inauguração da Clínica na cidade representa tranquilidade. “Por ser específico para mulher, elas terão segurança para vir até aqui”, disse. Ela comentou que ainda existem mulheres que não procuram assistência médica no posto da saúde por vergonha de se expor, mas que com um espaço e atendimento especializado, as mães se sentirão mais à vontade.
A prefeita de Terra Boa, Vera Lúcia Zanata, disse que a clínica representa uma melhora no atendimento as mulheres e o aprimoramento dos profissionais da saúde do local. “Nós temos pediatra, ginecologista, dentista e enfermeiros qualificados para oferece segurança e bom atendimento à população”, afirmou a prefeita.
A Clínica da Mulher e da Criança de Terra Boa recebeu o nome de Batira Naves Pereira, professora conhecida na cidade pelo trabalho em prol da saúde pública. Eliane Naves Pereira, filha da professora, disse que a mãe abriu caminhos para as mulheres que são batalhadoras. “A Clínica simboliza a força da figura da mãe”, disse.
Estrutura - cada centro conta com consultório odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, além de área para realização de exames cardíacos.
Os Centros de Saúde da Mulher e da Criança são resultado de parcerias com os municípios, que recebem infraestrutura montada e ficam responsáveis pela contratação dos profissionais de saúde e manutenção das unidades.