Governador entrega em São Pedro do Iguaçu escola que substitui outra destruída por chuva

A reconstrução do colégio estadual da escola municipal recebeu investimentos de R$ 2,3 milhões
17/06/2010 - 18:50

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti inaugurou nesta quinta-feira (17) o Colégio Estadual Evaldo Talyuly, que funciona em conjunto com a Escola Municipal Luz Marina, no distrito de Luz Marina, município de São Pedro do Iguaçu, a 80 quilômetros de Cascavel. A escola foi totalmente destruída por um vendaval em 2007, obrigando os alunos a estudarem temporariamente em salões paroquiais, clubes de idosos e até em salas da cadeia do município.
A inauguração da escola foi uma das primeiras etapas da interiorização governo Pessuti na região Oeste e Sudoeste do Estado. Acompanhado da primeira dama Regina Pessuti, o governador disse que foi cumprir um compromisso assumido um ano atrás, quando assinou as ordens de serviço para reconstrução da escola.
Pessuti estava satisfeito porque as crianças também estavam cumprindo um compromisso: cantar o hino do Paraná. “Hoje as crianças cantaram o hino do Paraná com harmonia e alegria. Elas estão de parabéns porque demonstraram que também sabem assumir e honrar compromissos”, disse o governador.
Além de cantar o hino, as crianças fizeram apresentação de ginástica rítmica e de teatro.
O caso das crianças estudando até em salas de delegacia ganhou destaque na mídia no ano passado, quando o governo do Paraná já havia licitado a obra de reconstrução da escola, faltando pouco tempo para o início da construção, disse a secretária da Educação Ivelise Arcoverde. Na época, o prefeito transferiu as aulas das crianças para locais públicos onde havia espaço.
Pelo tamanho da construção, a qualidade da obra e os equipamentos de infraestrutura instalados, a escola se assemelha às escolas estaduais construídas em grandes cidades como Cascavel, Guarapuava e Curitiba.
Por isso, a secretária propôs ao prefeito de São Pedro do Iguaçu, Natal Nunes Maciel, que faça uma parceria com a Secretaria da Educação para transformar o regime do Colégio Estadual Evaldo Talyuly em ensino integral. “Essa proposta tem possibilidade de ser concretizada, mas depende da parceria com o município”, disse Ivelise.
O governador Orlando Pessuti ressaltou que a construção de uma escola como a que inaugurou depende de licitação, o que não se faz em seis meses. Ele espera que a escola ali construída tenha toda a infraestrutura necessária para impedir que os alunos tenham que voltar para locais improvisados.
Segundo o secretário de Obras, Julio César de Souza Araújo Filho, já foram construídas 93 escolas desse porte no Paraná desde 2003. Hoje estão sendo construídas mais 21 colégios, sendo cinco deles na região Oeste do Estado
O governador Pessuti agradeceu o empenho dos deputados da região, Duílio Genari, Elton Welter e Ademir Beer, que fizeram todos os contatos junto ao governo do Estado, e à Assembléia Legislativa para que a obra fosse acelerada, em virtude da situação difícil em que os alunos encontravam para estudar.
OBRA - A reconstrução do Colégio Estadual Evaldo Talyuly e Escola Municipal Luz Marina, em São Pedro do Iguaçu, recebeu investimentos de R$ 2,3 milhões. Numa área de 8 mil metros quadrados, foram construídos 2.538 metros que hoje abrigam 195 alunos no total, desde o ensino básico até o fundamental e médio.
A escola conta com 10 salas de aula, laboratórios de informática, de ciências (química, física e biologia), biblioteca, quadra de esportes coberta, refeitório, sala multiuso e sala de aula ambiental.