Governador entrega conjunto com 153 casas em Cafelândia

Pessuti também assinou a ordem de serviço, no valor de mais de R$ 800 mil, para obras de infraestrutura e urbanização
19/11/2010 - 14:20

O governador Orlanto Pessuti e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Everaldo Moreno, inauguraram, nesta sexta-feira (19), um conjunto com 153 moradias em Cafelândia, no oeste do Estado. O Residencial Bairro Daniel Folle recebeu investimentos de mais de R$ 4 milhões e foi construído pela Cohapar, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a prefeitura.
Durante a entrega das novas moradias, o governador assinou a ordem de serviço de R$ 800 mil, para obras de infraestrutura e urbanização. “Até o último dia do nosso governo vamos trabalhar e nos empenhar para cumprir as metas e os compromissos assumidos desde o início deste governo”, afirmou o governador. Pessuti também inaugurou a escola André Luiz da Silva Prestes, que irá atender 600 alunos do ensino médio.
As novas moradias foram totalmente financiadas pela Caixa, pelo sistema de hipoteca. Essa modalidade permite que os mutuários, com renda entre dois e cinco salários, paguem as prestações em parcelas que não comprometam mais que 20% do rendimento familiar, por 18 anos em média. As casas têm área de 40 a 63 metros quadrados, variando de acordo com a renda familiar.
O governador Pessuti disse que se sentia com sensação do dever cumprido ao entregar mais essa obra para os moradores de Cafelândia. “É uma alegria, proporcionar a oportunidade de ter um lar e garantir melhor qualidade de vida a essas famílias”.
Para o presidente da Cohapar, esse empreendimento demonstra a soma de esforços entre o Governo do Estado, a prefeitura e o Governo Federal, através da Caixa Econômica. “Nossa missão é fazer da política habitacional do Paraná resgate da cidadania e da dignidade das famílias. Não estamos apenas construindo casas, estamos criando oportunidades de estruturação social das famílias”, destacou Moreno, ao anunciar a construção de mais 28 casas para o município.
EM ANDAMENTO – De acordo com ele, nos oito meses que está à frente da Cohapar, cerca de mil casas já foram entregues e outras 700 serão concluídas até o final do ano. “Os demais empreendimentos que estão com cronogramas previstos para serem concluídos no próximo ano, também estão com os recursos garantidos pelo Governo do Paraná”, explicou o Moreno.
O prefeito Estanislau Mateus Franus enalteceu a parceria entre o governo Federal, através da Caixa Econômica, o governo Estadual, por meio da Cohapar. “Juntos nós temos feito muitas melhorias para nossa população. Ao entregar essas casas, partilhamos da mesma felicidade das famílias que as recebem”.
Para o superintendente regional da Caixa, em Cascavel, Claudemir Desto, elogiou a decisão do Governo do Paraná em pagar as prestações até a entrega das moradias, para que as famílias não tivessem que pagar aluguel e prestação ao mesmo tempo. “Isso é inédito no País. Aqui em Cafelândia, nos três anos de construção das casas, a Cohapar pagou pelas prestações distribuídas, em média, em 18 anos. Ou seja, os mutuários pagarão o restante em 15 anos, por um imóvel que já foi muito valorizado e agora se constitui em um patrimônio da família”.
Além das unidades inauguradas hoje em Cafelândia, a Cohapar ainda tem mais 10 empreendimentos com 404 novas moradias em construção, num valor de mais de R$ 8,5 milhões em investimentos, só na região de Cascavel. Desse total, 212 casas são destinadas a famílias de baixa renda e 192 para quem ganha entre dois e cinco salários.
ALUGUEL – Eliane Peixoto da Silva, 28 anos, espera desde que casou há 11 anos, para ter sua casa própria. “Acho que tudo que já gastei em aluguel, daria para comprar à vista uma casa nova”, comenta. Ela é casada com o pedreiro Ademar Canabarro da Silva, 32. Eliane trabalha no corte de aves para exportação. O salário dos dois paga com dificuldade o sustento da família, que inclui os filhos, de 12, 9 e 2 anos, aluguel e as despesas da casa.
“Vamos pagar prestações menores que o aluguel e morar numa casa bem melhor, com mais conforto. É tudo que sempre sonhei”, diz Eliane. Ela e a família moram numa casa precária, onde divide o terreno com outra família. “Agora vamos ter um lugar só nosso, onde posso planejar nossas vidas, porque sei que é para sempre”.
Para a dona de casa Marlene Aparecida Machado da Costa Gama, 31 anos, esse também é um momento de muita alegria e comemoração. Ela e o marido Valdemir Pereira Gama, 33, pagam R$ 200 de aluguel numa casa de madeira, onde vivem com dois filhos, de 12 e 14 anos.
“A gente que vive de aluguel sonha com nosso canto. Desde que casei há 15 anos, sonho com uma casa própria. Já fizemos oito mudanças e os móveis vão ficando destruídos. Além disso, é um dinheiro sem retorno. Agora vamos pagar pelo que é nosso. É um sossego e uma segurança para o resto das nossas vidas.
O deputado estadual Nereu Moura salientou que a população de Cafelândia tem sido beneficiada por muitos investimentos do governo do Estado. “Acompanhamos esses investimentos para a cidade, que hoje estamos recebe 153 casas e mais uma escola. São mais de R$ 7 milhões só nessas duas obras que unem a educação e a moradia”.