Governador em exercício inaugura Miniterminal de Ônibus de Contenda

Estação conta com 700 metros de pavimento de concreto
08/12/2010 - 11:10

O governador em exercício, Nelson Justus, e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, inauguram nesta quinta-feira (9), às 10 horas, o Miniterminal Metropolitano de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba. Construído com recursos do Programa de Integração do Transporte (PIT), ao custo de R$ 586 mil, o Miniterminal atenderá cerca de mil passageiros por dia que usarão, inicialmente, quatro linhas de ônibus.
O Miniterminal fica na Rua Francisco Sotel Cordeiro, perto da Rodovia do Xisto (BR-476). Os trabalhos contemplaram a construção de duas plataformas, cobertura metálica, sanitários, comércio, iluminação, instalações elétricas, e paisagismo. A estação conta com 700 metros de pavimento de concreto.
Investimentos – Esta e outras obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte (PIT) do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, com investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões.
O PIT estabelece um corredor metropolitano formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de vias urbanas. O corredor está interligando os municípios que estão ao redor da capital e tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passa por Curitiba, e de estabelecer também um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.
Para tanto foram feitas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul.
Estas obras de infraestrutura viária garantem melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional evitando o congestionamento das vias centrais.