Governador em exercício acompanha início das obras do fórum de Palmital

O projeto está em fase de licitação e a estimativa é de que as obras sejam iniciadas em 60 dias
24/08/2010 - 15:50

O governador do Paraná em exercício e presidente do Tribunal de Justiça, Celso Rotoli de Macedo, lançou nesta terça-feira (24) a pedra fundamental do novo prédio do fórum da comarca de Palmital, na região central do estado. A comarca, que integra também o município de Laranjal, apresenta uma demanda crescente nos últimos anos. “O fórum já estava um pouco acanhado, inadequado para atender a população”, afirmou o governador.
A data do lançamento da pedra fundamental coincide com o período em que o presidente do Tribunal de Justiça está no exercício da função de governador do Estado enquanto o governador Orlando Pessuti, está no exterior. “Uma responsabilidade dobrada”, considerou.
“O fórum é uma conquista para a cidade e uma grande vitória para todos que lutaram para concretizá-lo. As obras vão trazer mais agilidade ao poder judiciário local e também serão responsáveis pela geração de empregos na cidade e na região”, disse o prefeito de Palmital, Clério Benildo Back.
A juíza Tatiana Arai Junkes, responsável pela comarca, atribui à ampliação do acesso à informação o crescimento no número de reivindicações dos direitos dos cidadãos. “O novo prédio virá em boa hora porque a estrutura física e as condições de trabalho dos servidores estão deficitários”, afirmou. Desde que a comarca de Palmital foi desmembrada da comarca de Pitanga, em 1978, o fórum não passou por reformas ou ampliação.
JUSTIÇA - O governador em exercício contestou a fama de ser atribuída à justiça brasileira. “Enquanto juízes dos Estados Unidos ou de países da Europa atendem aproximadamente quatro mil habitantes, uma juíza como Tatiana Junkes é responsável pela garantia dos direitos de 20 mil pessoas”, argumentou.
O fórum da comarca de Palmital terá 1.700 metros quadrados e investimentos de R$ 3 milhões. Os recursos são do Tribunal de Justiça do Paraná e o terreno para as obras foi cedido pelo município. O projeto está em fase de licitação e a estimativa é de que em 60 dias as obras sejam iniciadas.
O prefeito de Palmital, Clério Benildo Back, destacou o sucesso das parcerias com o governo estadual, com a conclusão da recuperação do asfalto que liga as cidades de Palmital e Laranjal, a construção de uma escola municipal, de uma Clínica da Mulher e da Criança e a liberação de recursos estaduais para recuperação asfáltica. A Biblioteca Cidadã que deverá ser inaugurada na próxima terça-feira.