Governador eleito de Rondônia quer adotar programas sociais do Paraná

Foram apresentados os programas Patrulha Rodoviária Rural, Irrigação Noturna, Luz Fraterna, Leite das Crianças, Paraná em Ação, Ressocialização de Jovens Infratores, Projeto Povo e Universidade sem Fronteiras
Publicação
11/11/2010 - 19:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador eleito de Rondônia, Confúcio Moura, e o vice Airton Gurgacz vieram ao Paraná para conhecer alguns dos programas sociais do Estado considerados referência para o Brasil. A apresentação dos programas foi realizada nesta quinta-feira (11), no Palácio das Araucárias, sede do governo do Estado, em Curitiba.
“O Paraná está abrindo os braços para um modelo novo de inclusão. Aqui tudo é bem feito com a mão na massa e com a prática da inclusão social através de ações ativas. Vim aqui para buscar um pouco de ações importantes vendo que coisas pequenas multiplicadas e repetidas conseguem dar um bom resultado para o Estado a para o país”, afirmou Moura.
Foram apresentados ao governador de Rondônia os programas: Patrulha Rodoviária Rural, Irrigação Noturna, Luz Fraterna, Leite das Crianças, Paraná em Ação, Ressocialização de Jovens Infratores, Projeto Povo e Universidade sem Fronteiras.
Dos programas apresentados, o Universidade Sem Fronteiras foi o que mais chamou a atenção de Moura. “Achei extraordinária a capilaridade que leva universitários para interagir na prática com as comunidades mais carentes, incorporando remuneração em forma de bolsas aos estudantes e promovendo a interiorização do desenvolvimento”, avaliou.
Em relação a outros programas paranaenses que ele considerou prioritários para implantação em Rondônia, Moura citou aqueles voltados para geração de emprego e renda, como o de Microcrédito, Trator Solidário e isenção de impostos para micro e pequenas empresas.
“São grandiosos programas de incentivos fiscais. Eles são muito revolucionários e chamam um grande segmento da população brasileira para um Brasil que não se conhecia, um Brasil com dinheiro”, disse ainda Moura.
O secretário-chefe de gabinete do governador Orlando Pessuti - André Pegorer - relatou que o convite para que Moura viesse ao Paraná partiu de um encontro entre Moura e Pessuti, ocorrido em Brasília, nesta semana.
“É uma experiência muito boa para todos nós e o Governo do Paraná se sente honrado em poder dividir com Rondônia suas experiências e resultados do trabalho desenvolvido nos últimos oito anos”, afirmou Pegorer.
O secretário-chefe de gabinete disse também que Rondônia tem uma característica peculiar: perto de 30% da população é composta de pessoas que saíram do Paraná. “Então essas experiências devem servir para dignificar aquele povo que também é um povo paranaense”, destacou.

GALERIA DE IMAGENS