Governador e convidados debatem a Copa do Mundo na TV Educativa

O debate teve como mediador o apresentador Fernando Gomes e também contou com a participação do comentarista Sílvio de Tarso
Publicação
24/05/2010 - 06:40
Editoria
O programa Gol de Ouro especial da Copa do Mundo 2014 deste domingo (28), à noite, transmitido ao vivo pela TV Paraná Educativa, reuniu o governador Orlando Pessuti, os presidentes do Clube Atlético Paranaense, Marcos Malucelli, do Paraná Clube, Aquilino Romani, o vice-presidente do Coritiba, Vilson de Andrade e o presidente da Paraná Esportes, Marco Aurélio Saldanha para discutir as ações que estão sendo feitas para a realização da Copa do Mundo em 2014 no Paraná.
“O debate é muito importante porque visa fortalecer o planejamento das ações que serão feitas no Estado para tornarmos Curitiba e, consequentemente, o Estado o melhor local para a sede da Copa de 2014”, destacou o governador, que também preside a Comissão da Copa do Mundo 2014.
O debate teve como mediador o apresentador Fernando Gomes e também contou com a participação do comentarista Sílvio de Tarso. Durante o programa os convidados puderam esclarecer como estão sendo tratados os assuntos relacionados para a Copa de 2014 que terá a cidade de Curitiba como sede.
Entre os assuntos abordados foram a conclusão das obras do estádio da Arena da Baixada – estádio escolhido para realizar os jogos no Estado, os investimentos e melhorias que serão realizadas em todo o Estado e também a importância de receber a seleção brasileira na véspera da Copa do Mundo da África do Sul.
O presidente do Atlético Paranaense, Marcos Malucelli, afirmou que mesmo com a dificuldade em concluir as obras no estádio do Atlético Paranaense tanto o governo estadual como o municipal vem fazendo o seu papel e conduzindo da melhor maneira todas as ações. O presidente destacou que as adequações exigidas pela Fifa requer um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões. “Estamos buscando parcerias para efetuarmos a conclusão do estádio porque o valor realmente não condiz com a realidade financeira de nenhum clube paranaense”, destacou Malucelli.
Tanto o presidente do Paraná Clube, Aquilino Romani, como o vice-presidente do Coritiba, Vilson de Andrade, aprovaram as ações que vem sendo feitas para a Copa, mas também pediram que o princípio da isonomia seja levado em consideração. “Precisamos receber incentivos igualitários do Governo do Estado para que possamos fortalecer o reconhecimento do futebol paranaense”, argumentou Vilson Andrade.
Em relação a conclusão do estádio, o governador Orlando Pessuti explicou que o governo não pode judicialmente participar com recursos na conclusão do estádio mas que está fazendo o possível para buscar parceiros interessados em concluir as obras.
Já quanto as obras em infraestrutura que estão sendo planejadas o governador afirmou que estão sendo conduzidas com muita transparência desde o início. “Estamos fazendo de tudo para trazer não só a Copa do Mundo de 2014, mas também a Copa das Confederações de 2013. A nossa luta é independente do time A, B ou C, estamos lutando para trazer grandes eventos para o Estado do Paraná”, afirmou Pessuti.
INVESTIMENTOS - O governador também explicou que são vários os investimentos e que não serão só para a Copa do Mundo porque trata-se de obras concretas que irá melhorar a vida da população paranaense após o evento mundial também. Entre os principais investimentos estão: 24 quilômetros de anel rodoviário que melhorará o fluxo de veículos central, obras do eixo metropolitano, duplicação da BR 277 (trecho de Foz do Iguaçu até entrada do Parque Nacional do Iguaçu), melhorias nos aeroportos de Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa e também a previsão da construção de um píer em Paranaguá tendo a possibilidade de turistas desembarcarem na cidade.
Além disso, Pessuti também anunciou que na última reunião realizada com o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi anunciado que o Aeroporto Afonso Pena passará a contar com o equipamento ILS3, que facilita a visibilidade para pousos e decolagens, além da construção da terceira pista e aumento no estacionamento.
“São obras que realmente farão diferença para sediar o mundial e também contribuir melhores condições para toda a população paranaense”, destacou o governador.
Quanto a visita da seleção brasileira em Curitiba que veio fazer o preparativo para a Copa da África do Sul, o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Paraná (ACEP-PR), Isaías Bessa, comentou que mais de 439 cronistas esportivos do mundo inteiro estão acompanhando a seleção. “Todos os cronistas estão bastante encantados com a cidade e bastante otimistas para a Copa de 2014”.
Entre as autoridades presentes na platéia do programa estavam: o secretário de Estado de Comunicação Social, Ricardo Cansian, o secretário executivo do comitê da Copa 2014, Wilson Pontes e o representante do conselho do Coritiba, Luiz Fernando Macedo.

GALERIA DE IMAGENS