Governador de SC apóia projeto do Paraná de ampliar Ferroeste

“Santa Catarina tem todo o interesse na integração ferroviária, uma necessidade de nosso próprio crescimento”, disse Luiz Henrique nesta segunda-feira (12) durante reunião com frente ampla
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12/05/2008 - 19:00
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O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, reafirmou nesta segunda-feira (12), em Florianópolis, total apoio à integração ferroviária do estados do Sul. A integração começaria a partir da ferrovia pública Ferroeste, no Paraná, até chegar ao Mato Grosso do Sul e à Santa Catarina. A manifestação de Luiz Henrique aconteceu durante reunião da frente parlamentar criada justamente para defender a reforma e a ampliação da malha ferroviária e a conexão com os portos marítimos. A estrutura ferroviária catarinense deve ser renovada e acrescida com duas grandes linhas gerais, a Leste-oeste e a Litorânea. Com a ligação à Ferroeste, estaria então completada a ligação por ferrovia entre regiões produtoras dos três estados com regiões consumidoras e o acesso dos produtos finais aos portos. O encontro discutiu o estado atual do processo de integração, as prioridades e as gestões necessárias. “Santa Catarina tem todo o interesse na integração ferroviária, uma necessidade de nosso próprio crescimento. O Governo do Estado está totalmente envolvido neste projeto, que engloba também nossos portos, aptos a receber navios de grande calado. O novo mapa ferroviário também é fundamental para o corredor bioceânico, ligando o Atlântico ao Pacífico, que também se constitui numa meta que pretendemos alavancar e atingir”, afirmou Luiz Henrique ao público que lotou o auditório da Secretaria da Administração, no Centro Administrativo do Estado. O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, disse que a união suprapartidária e interestadual em torno da expansão da Ferroeste é uma realidade incontestável e torna irreversível o avanço do projeto. “A Ferroeste já é, definitivamente, a ferrovia do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Mas é, também, através do ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu, a ferrovia do Paraguai. E, através de Maracaju, Corumbá e Santa Cruz de La Sierra, a ferrovia da Bolivia. Seja via Paraguai, seja pela Bolivia, a Ferroeste é parte do corredor ferroviário bioceânico. Com isso, o lema da Ferroeste, Integração e Desenvolvimento, mostra o seu acerto e sua força”, destacou. Estiveram presentes os senadores Raimundo Colombo, Neuto de Conto e Walter Pereira (MS); os deputados federais Djalma Berger, João Matos, José Carlos Vieira,Celso Maldaner, Edinho Bez, Nelson Goetten e Valdir Colatto, Assis de Couto (PR), André Vargas (PR), Alfredo Kaefer (PR), Ant|ônio Cruz (MS), Geraldo Rezende (MS), Dagoberto Pereira (MS), Waldemir Mocka (MS); os deputados estaduais Herneus de nadal, Pedro Uczai, Luciana Rafagnin (PR), Ary Rigo (MS); o secretário da Fazenda, Sergio Alves; o secretário da Comunicação, Derly Massaud de Anunciação;o secretário da Infra-estrutura, Mauro Mariani; o secretário regional de Chapecó, Luciano Buligon; o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes; o presidente do Deinfra, Romualdo França; técnicos e autoridades regionais dos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

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