Governador busca recursos em Brasília para a construção de 165 novas escolas

São 50 escolas estaduais a um custo de R$ 200 milhões e 115 municipais, orçadas em R$ 230 milhões”, destacou Pessuti
10/11/2010 - 17:10

O governador Orlando Pessuti foi recebido nesta quarta-feira (10), em Brasília, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, para solicitar a liberação de R$ 430 milhões, recursos que vão garantir a construção de 165 novas escolas públicas em vários municípios do Paraná.
“São 50 escolas estaduais a um custo de R$ 200 milhões e 115 municipais, orçadas em R$ 230 milhões”, destacou o governador. O ministro Haddad, disse Pessuti, ficou de liberar parte dos recursos ainda este ano. “O restante será repassado nos anos seguintes, para que o futuro governador possa manter os investimentos na educação do Estado”, acrescentou.
Outra reivindicação encaminhada por Pessuti foi da liberação de R$ 95 milhões para o ensino superior. A proposta é do secretário Nildo José Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o objetivo de envolver o governo federal no processo de manutenção das universidades e faculdades estaduais do Paraná.
“Temos atualmente cerca de 95 mil alunos, que estudam gratuitamente em nossas seis universidades estaduais. Tudo é bancado pelo governo do Estado. Estamos reivindicando do governo federal R$ 1 mil/aluno/ano”, afirmou Pessuti.
LICENÇAS AMBIENTAIS – O governador Orlando Pessuti também esteve reunido com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Abelardo Bayma Azevedo, para tratar da liberação de licenças ambientais para o Porto de Paranaguá, Usina Hidroelétrica de Mauá da Serra e do local onde será instalado o Porto de Pontal do Paraná.
“Aproveitamos a oportunidade para encaminhar o estudo de impacto ambiental dos novos ramais da Ferroeste. Todas estas pendências estão bem encaminhadas e temos com certeza pareceres favoráveis”, concluiu.