Governador autoriza construção de escola municipal em Paula Freitas

Parceria com prefeitura vai investir R$ 2,6 milhões para o prédio de 3 mil metros quadrados
24/06/2010 - 15:00

O governador Orlando Pessuti assinou, nesta quinta-feira (24), a ordem de serviço da construção de uma escola municipal para 400 alunos em Paula Freitas, região sul do Estado. De acordo com o prefeito Paulo Henrique de Almeida, o contrato com a empreiteira será assinado sexta-feira (25), e as obras começam semana que vem, com prazo de 20 meses para terminar.
Na parceria com as prefeituras para escolas municipais, o Governo do Estado aplica 70% do valor, contando equipamentos, com contrapartida de 30%, financiados em 10 anos. Em Paula Freitas serão investidos R$ 2,6 milhões. “Essas crianças poderão estudar melhor, em igualdade de condições que crianças de Curitiba ou outras localidades do Paraná”, afirmou Pessuti.
Segundo explicou o prefeito Paulo Almeida, o Governo do Estado já construiu em Paula Freitas uma Biblioteca Cidadã, uma Clínica da Mulher e da Criança e uma quadra esportiva coberta, além de ter entregue ambulância e ônibus escolares e reformado escolas. “Nessa nova escola teremos mais espaço para nossas crianças, que hoje estudam no período da tarde, nos colégios estaduais”, disse o prefeito.
ESCOLA - O terreno escolhido para a construção tem 13 mil metros quadrados e fica próximo à prefeitura. Alunos de 1.ª a 4.ª séries terão a sua disposição 3 mil metros quadrados de área construída, com laboratório de informática, quadra esportiva coberta, biblioteca e refeitórios. A prefeitura pretende instituir ali o ensino integral. “É um antigo sonho que temos. Hoje em dia, existem diversos programas, como o Projovem e Pet, que dão recursos para esses projetos’, contou o prefeito.
Com a nova escola os dois colégios estaduais da cidade passarão a atender apenas alunos do ensino fundamental e médio. Atualmente existem 212 alunos do ensino básico no colégio Marina Marés de Souza e outros 90 no colégio Paulo Ider, que trabalham em conjunto com a prefeitura. “Os funcionários que temos nessas unidades serão levados para a nova escola e teremos que fazer mais contratações, mas o custo-benefício para a cidade será ótimo”, disse o prefeito.
REFORMA – Em Paula Freitas, o governador também inaugurou a recente reforma do Colégio Marina Marés de Souza, que teve seu prédio de 60 anos restaurados. Foram R$ 204 mil em novos pisos, azulejos, forros e pintura. A diretora Márcia Regina Tomaszewiski lembrou dos novos computadores, televisores em todas as salas de aula e biblioteca, adquiridos pelo governo. “Sou diretora há 14 anos e posso dizer que este é o governo que mais trabalhou pela educação. Antes parecia que todo o resto estava andando, e nós parados. Hoje temos um colégio estruturado”, contou.
O governador destacou que parte dos recursos repassados à cidade devem-se ao trabalho de deputados estaduais, que pedem investimentos ao governo estadual. “O prefeito reconhece que temos dado um atendimento importante à Paula Freitas, e isso se deve também aos deputados Antonio Anibelli, Pedro Ivo e o Alexandre Curi”, contou Pessuti.