Governador autoriza R$ 11 milhões para saneamento em Guarapuava

Ao todo, estão sendo investidos na cidade mais R$ 12 milhões. Entre as obras está a ampliação de redes coletoras de esgoto e pavimentação asfáltica no campus Cedeteg da Unicentro
12/08/2010 - 11:10

Confira o áudio desta notícia

O governador do Paraná, Orlando Pessuti assinou nesta quarta-feira (11), em Guarapuava, a ordem de serviço e lançou o edital de licitação para obras de ampliação nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade. São R$ 11 milhões em saneamento básico no município. O governador também assinou o decreto que transfere R$ 1,6 milhão do Orçamento Geral do Estado para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Este recurso se destina à pavimentação asfáltica de 2.500 metros do campus Cedeteg, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
“São significativos os investimentos que estão sendo feitos em saneamento na região. Somente em Guarapuava são R$ 45 milhões. Em toda a região são R$ 70 milhões em obras da Sanepar”, afirmou Pessuti. “O que está sendo investido em Guarapuava para ampliar gradativamente o índice de coleta e tratamento de esgoto é mostra quanto a Sanepar se empenha para universalizar o saneamento básico”, disse o presidente da empresa, Hudson Calefe.
A Sanepar fará 14 mil metros de rede coletora de esgoto, de interceptores e de linhas de recalque no distrito de Entre Rios, a 35 quilômetros da cidade, além de 160 ligações prediais e da construção da Estação Elevatória de Esgoto. Na cidade de Guarapuava, serão 7 mil metros do interceptor de esgoto Norte-Sul, o que permitirá que a atual Estação de Tratamento de Esgoto Norte, na Vila Carli, próximo ao Cedeteg, seja desativada. As duas obras, em Entre Rios e em Guarapuava, e a conclusão da nova Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural, ajudarão a elevar o índice de coleta e tratamento de esgoto da cidade dos atuais 71% para 80%.
No Cedeteg, com a assinatura do decreto, serão asfaltados três trechos de ruas internas do campus, que facilitarão os acessos para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, hospital veterinário, salas de aula e laboratórios. “Dinheiro e obra estão assegurados. Esse é um compromisso que assumimos em maio, quando instalamos em Guarapuava a sede do Governo na Unicentro. A obra acaba com a lama e a dificuldade que os estudantes e professores enfrentam todo dia”, disse Pessuti.
“Num dia, o barro não deixa nossos alunos chegarem às salas. No outro, a poeira estraga os equipamentos dos laboratórios. Este problema antigo está sendo resolvido hoje. A Unicentro é muito grata ao Governo do Estado pelo apoio que tem recebido nos últimos anos”, afirmou o reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette.
“Posso afirmar que nos campi de Guarapuava e Irati da Unicentro, o Governo do Estado investiu nos últimos oito anos mais do que tudo que foi investido anteriormente em todas as universidades estaduais do Paraná”, afirmou Pessuti.
Feira – após a assinatura dos convênios, o governador Orlando Pessuti participou da abertura da 35ª Expogua – Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava.
Apenas nos quatro primeiros dias da feira, foram 42 mil visitantes. Até o dia 15, último dia de exposições, serão, aproximadamente, 120 mil, acredita Nelson Virmond, presidente da Sociedade Rural de Guarapuava, entidade responsável pela organização da feria junto com os Núcleos e Associações de Criadores de Guarapuava.
De acordo com Virmond, a expectativa é que a edição deste ano apresente melhores resultados. Em 2009, foram comercializados R$ 2,2 milhões na Expogua. Para 2010, ele estima que sejam comercializados R$ 5 milhões. Este valor engloba todas as negociações possíveis na feira, “desde a venda de comida, na praça de alimentação, até vendas de carros e maquinários agrícolas”, disse Virmond. Ele justifica a estimativa com o bom momento econômico. Segundo ele, o preço pago pela arroba do boi está satisfatório.
Nos últimos anos, o setor agropecuário da feira esteve em segundo plano. O que mais atraia visitantes eram as atrações culturais. Neste ano, entretanto, a Sociedade Rural de Guarapuava adotou medidas para dar mais destaque à agropecuária. Uma delas foi inserir a Expogua no roteiro das feiras que são sede das etapas do Ranking Paranaense da Associação de Criadores de Gado Nelore. “Isso aumenta a importância da feira porque são expostos e negociados animais de alta qualidade”, afirmou Virmond. A Expogua 2010 também vai participar do ranking dos criadores de gado Angus e Canchim e sediar a final do Ranking Paranaense de Ovinos.
A 35ª Expogua é a mais tradicional feira agropecuária da região e ocorre no parque de exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava, até o dia 15 de agosto. Entre as atrações estão shows com duplas sertanejas nacionais e locais, eleição da Rainha Expogua 2010, rodeios e as acrobacias motoqueiro norte americano, Gene Fireball. A programação completa pode ser vista no site da Sociedade Rural de Guarapuava www.sociedaderuralguarapuava.com.br