Governador assina licitação para construção de hospital regional em Quedas do Iguaçu

A obra terá investimentos de mais de R$ 4,8 milhões
30/12/2010 - 17:50
O governador Orlando Pessuti assinou, nesta quarta-feira (30), a licitação para a construção do Hospital Regional de Quedas do Iguaçu. A obra terá investimentos de mais de R$ 4,8 milhões. “Nos últimos oito anos o Governo do Paraná investiu R$ 300 milhões na construção, reforma e ampliação de 44 hospitais, para proporcionar atendimento público de qualidade à população que reside longe dos grandes centros médicos, visando à regionalização da saúde”, informou o governador.
O hospital deve beneficiar cerca de 250 mil habitantes de 28 municípios na região. “Agradecemos ao governador Pessuti por mais esta obra tão necessária para a população local. Finalmente teremos nosso hospital e tenho certeza que manteremos um bom dialogo com o novo governador para concluí-lo o quanto antes” disse o prefeito Edson Hoffmann Prado.
ATENDIMENTO – Ao longo dos últimos oito anos, a população paranaense também foi beneficiada com dois hospitais voltados às especialidades médicas de pediatria e ortopedia: o Hospital Infantil Waldemar Monastier, localizado em Campo Largo, inaugurado em dezembro de 2009, e o Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba, em junho de 2008.
No litoral, o Governo construiu e mantém integralmente o Hospital Regional do Litoral, localizado em Paranaguá. Desde 2008 ele é a principal referência para os sete municípios litorâneos, que na temporada recebem cerca de dois milhões de veranistas, além da população local.
Para a região Sudoeste, que abrange 42 municípios, a principal referência é o Hospital Regional Walter Alberto Pecoits, em Francisco Beltrão, inaugurado em fevereiro deste ano e funcionando em plena capacidade. O Hospital Regional de Ponta Grossa está concluído e funcionando implantando as especialidades por etapas. A sua abrangência é de 1 milhão de habitantes dos 37 municípios dos Campos Gerais.
O projeto do Hospital Regional de Telêmaco Borba prevê 108 leitos de internação, 20 de observação para as áreas de clínica médica, cirúrgica, pediátrica e ginecológica, centro cirúrgico e pronto-atendimento. No futuro também será implantada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, com 10 leitos, anexa ao centro cirúrgico. Serão 7,2 mil m² de construção para atender aproximadamente 200 mil habitantes de 20 municípios próximos a Telêmaco Borba. O hospital está em construção.
Especialidades Médicas
HOSPITAL REGIONAL DE QUEDAS DO IGUAÇU
Recentemente Telêmaco Borba também recebeu seu hospital regional, assim como outros 44 hospitais que foram construídos ou receberam reformas e ampliações em um investimento de R$ 300 milhões na tentativa de regionalizar o atendimento hospitalar da população. “Todos os hospitais construídos, reformados ou ampliados pela Secretaria da Saúde estão credenciados ao SUS. Isto significa que o atendimento que a população recebe é totalmente gratuito”, afirmou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.