Governador assina decreto que prevê a criação da Coordenadoria de Polícia Comunitária para a PM

Objetivo da reestruturação é regulamentar projetos e programas que englobam a filosofia de Polícia comunitária
Publicação
15/09/2010 - 09:37
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governador Orlando Pessuti, acompanhado do Secretário da Segurança Pública Aramis Linhares Serpa e do Comandante Geral da Polícia Militar coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, assinou na Escola de Governo desta terça-feira (14) o decreto que prevê a criação da Coordenadoria de Polícia Comunitária no âmbito da Polícia Militar do Paraná. O objetivo da reestruturação é regulamentar projetos e programas que englobam a filosofia de Polícia comunitária incluindo, por exemplo, o Policiamento Ostensivo Volante (POVO).
“No Paraná existe um grande trabalho em termos de policiamento comunitário e, por isso, queremos fortalecer isso”, afirmou o governador Orlando Pessuti. Para o secretário Serpa, “com esta mudança a instituição fará o policiamento comunitário de maneira formalizada, dentro dos critérios e diretrizes adotados pelo governo e pela instituição. A Coordenadoria será específica para o desenvolvimento de assuntos de polícia comunitária na PM e será instituída na estrutura do estado Maior da Corporação”.
De acordo com o coronel Carstens, ela dará um ordenamento e fortalecimento das ações de polícia comunitária em todo o estado. “Atribui ao Estado Maior Geral da Corporação a apresentação de propostas, a implementação de ações, a avaliação de resultados, a integração da PM com os demais órgãos que interagem na ordem pública como um todo, fortalece essas ações no Comando-Geral, que baixará as diretrizes e ordens para que a PM possa se articular e realmente traduzir o pensamento num ato normativo, que venha, cada vez mais, criar uma consciência desse encaminhamento: a PM e a comunidade de uma forma integrada”.