O governador Roberto Requião vai receber, na segunda-feira (5), o governador da província argentina de Tucumán, José Jorge Alperovich, para a assinatura de protocolo de intenções entre as regiões. O documento, dividido em sete eixos temáticos, determina a criação de um plano de trabalho, realizado até 2010, que deverá ser assinado futuramente pelos dois governadores.
O secretário do Codesul/PR, Santiago Martín Gallo, explica que o encontro dá continuidade à reunião ocorrida durante o Codesul/Crecenea, em que o Paraná começou a intensificar as relações com o interior da Argentina. Gallo conta que o interesse de Tucumán se dá, principalmente, nos programas sociais desenvolvidos pelo Governo do Paraná.
“O governador de Tucumán quer melhorar a qualidade de vida da população da província, e isso é possível com políticas públicas bem sucedidas, que tiram as pessoas da pobreza, como os programas paranaenses de fundo de aval, construção de casas populares, Leite das Crianças, Luz Para Todos e Trator Solidário”, explica Gallo.
Em conjunto com o secretário de Relações Internacionais de Tucumán, José Alberto Vitar, o Codesul/PR identificou as áreas com possibilidade de integração, que estarão presentes nos sete eixos temáticos do protocolo de intenções. Além das políticas públicas, estão ensino superior, cultura, turismo, meio ambiente, comércio e tecnologia. “Eles querem o intercâmbio acadêmico com a vinda de estudantes para cá e a ida de paranaenses para a província”, disse Gallo.
No turismo, o secretário do Codesul ressalta que os argentinos de Tucumán gostam muito das praias paranaenses e das cataratas do Rio Iguaçu. “Eles querem incentivar o turismo para esses lugares. Inclusive, devem realizar rodadas de negócio em junho, com operadores do Paraná, nesse setor”, completou.
INFORMÁTICA – Gallo conta ainda que o governo da província se mostrou interessado em adotar software livre, em vez do tradicional Windows, como fez o Governo do Paraná. Vitar afirma que o Paraná possui diversos programas que poderiam ser utilizados como modelo para Tucumán. “Existe também a possibilidade de intercâmbio tecnológico, especificamente na produção de açúcar, área muito desenvolvida em nossa província”, afirma Vitar.
O protocolo de intenções prevê ainda a indicação de representantes das duas regiões para cada um dos setes eixos temáticos, que serão responsáveis na criação do plano de trabalho. Também serão realizadas reuniões semestrais para avaliar o andamento dos programas definidos.
PROVÍNCIA – Tucumán, localizada no noroeste argentino, tem especial valor histórico na Argentina, já que foi em sua capital, San Miguel, que se declarou a independência do país em 1816. Estão localizadas na província as mais importantes universidades da região, entre elas Universidad Nacional de Tucumán (UNT) e a Universidad Nacional Tecnológica, que recebem estudantes das diversas províncias argentinas.
Economicamente, Tucumán produz 66% do açúcar do país e é o segundo maior produtor mundial de limão. Seu principal parceiro econômico é o Mercosul, para o qual exporta quase US$ 200 milhões anuais. Suas importações são principalmente de bens de capital e combustíveis.
Governador argentino de Tucumán vem ao Paraná para assinar plano de integração
Requião e José Jorge Alperovich vão assinar protocolo de intenções com sete eixos temáticos
Publicação
02/05/2008 - 16:00
02/05/2008 - 16:00
Editoria