Governador abre festa dos pratos típicos em Goioerê

A expectativa é que, até o final da festa, sejam servidas 4 mil refeições.
12/09/2010 - 17:00

O governador Orlando Pessuti abriu neste domingo (12), em Goioerê, a II Comcam Fest – Festa dos pratos típicos da região do coração do Paraná, promovida pela Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), com apoio da 11a. Regional de Cultura do Paraná. Além da comida regional, as cidades que participaram da feira levaram uma atração cultural. “A Comcam Fest é um sucesso”, afirmou o governador.
Orlando Pessuti destacou que eventos como este fortalecem a comunidade local trazendo melhorias para os municípios. Ele disse também que a festa abre portas para outros tipos de turismo como o religioso e de aventura, que são tradicionais na região. E sugeriu que outras regiões do estado adotem a iniciativa para o bem do desenvolvimento econômico e social. “A unidade entre os municípios é essencial”, acrescentou.
A Comcam é formada por 25 municípios, destes 22 possuem pratos típicos e 17 participaram da feira. A expectativa é de que até o final da feira, às 20h deste domingo, sejam servidas quatro mil refeições. O prato mais antigo é o Carneiro no Buraco, tradicional de Campo Mourão. E o município de Moreira Sales lançou a Paleta Tropeira para participar da 2a. Comcam Fest.
O presidente da Comcam e prefeito de Goioerê, Beto Costa, disse que a idéia da festa é fortalecer a região. “Aqui os prefeitos trocam informações e se reúnem em prol da região”, afirmou. Segundo ele, não existe no Brasil iniciativa com as mesmas características da Comcam Fest e mencionou a possibilidade do evento entrar para o calendário oficial de festas gastronômicas do Paraná.
ARTESANATO - O artesanato também tem espaço na Comcam Fest. A Associação das Primeiras Damas da Comcam (Adama) mobilizou a comunidade e levou para a festa 18 barracas de artesanato. A presidente da associação e primeira dama do município de Ubiratã, Luciane Munhoz Dalécio, afirmou que o artesanato não deve ser visto apenas como um talento.
“É uma fonte de renda e de inclusão social”, afirmou Luciane Dalécio. Outro destaque da Comcam foi a barraca da agroindústria familiar, na qual estavam expostos produtos de todos os municípios da região. “É uma região que sabe trabalhar unida”, afirmou o governador Orlando Pessuti.