O governador Roberto Requião abre oficialmente nesta quarta-feira (2), às 19h, a sexta edição do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos (2009-2010), que será realizado até sexta-feira (4), no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu. O encontro destina-se a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores, tendo como fio condutor o debate sobre as oportunidades que se abrem aos municípios no pós-crise econômica mundial.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, que é o coordenador-geral do programa, disse nesta terça-feira, na Escola de Governo, que o evento tem a finalidade de capacitar os gestores municipais para a implementação de políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável local e regional. Perto de 2 mil pessoas são esperadas no encontro, anunciou.
‘De acordo com Forte Netto, também participam da abertura oficial o vice-governador Orlando Pessuti, o diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Jefferson Nogaroli, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Elias Fadel, e o presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Bento Batista da Silva.
NOVOS RUMOS – O secretário Forte Netto disse, ainda, que objetivo da sexta edição do programa é capacitar as lideranças municipais para aproveitar as oportunidades emergentes desta nova realidade. “Todas as crises trazem em seu interior mudanças estruturais que, ao mesmo tempo em que podem criar problemas graves, abrem novos rumos e paradigmas, gerando oportunidades aos que estiverem preparados para aproveitá-las. Isto exige proatividade, versatilidade e liderança dos gestores públicos para tomar decisões rápidas e eficientes e reduzir perdas”, destacou.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Jefferson Nogaroli, “o Líderes Públicos é uma oportunidade que os gestores públicos municipais não podem perder. É um programa que leva conhecimento e informações sobre gestão e administração pública. Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, detentores de mandatos, têm responsabilidades e precisam dar respostas para as pessoas que acreditam na construção coletiva de uma sociedade melhor”.
ATIVIDADES – O encontro vai ter mini-cursos, palestras, painéis e conferências, sendo abordados temas como a relação dos líderes municipais com a imprensa, técnicas de oratória, gestão pública, desenvolvimento e distribuição de renda, agilização e retomada do desenvolvimento na administração pública, habitação popular, bem como desenvolvimento urbano sustentável em segurança pública.
O professor da Universidade de Brasília (Unb), Dercio Garcia Munhoz, ministra na quinta-feira (3), às 10 horas, conferência sobre desenvolvimento e distribuição de renda. No mesmo dia, às 15 horas, prefeitos e secretários municipais de educação recebem material digital com os resultados do levantamento e mapeamento das rotas do transporte escolar, trabalho realizado pela secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Educação (Seed).
Em seguida, às 16 horas, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, fala sobre o novo padrão civilizatório. Às 17h30 se inicia a mostra de cinema paranaense com a exibição dos filmes vencedores da primeira e da segunda edições do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo: Corpos Celestes, Belarmino e Gabriela e o Preço da Paz.
Na sexta-feira (4), às 9h30, o presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela), Nildo Ouriques, e o economista Carlos Lessa, além de autoridades estaduais e municipais, participam da gravação do programa Brasil Nação, da TV Educativa, debatendo o tema “Crise: problema ou oportunidade”, com a mediação do jornalista Beto Almeida.
ESTANDES – Durante todo o evento, os gestores municipais podem conhecer o trabalho de 22 secretarias e outras entidades estaduais que montaram estandes especiais de atendimento. Nos estandes os prefeitos e secretários municipais também podem obter orientações sobre os diversos programas do Governo do Estado. O Serviço Social Autônomo Paranacidade, entidade vinculada à Sedu, montou espaço para mostrar aos gestores os detalhes do Programa Paraná Urbano e o sistema de financiamento de obras e ações de infraestrutura aos municípios.
BOX:
Programação completa
2/12 (quarta-feira)
14h – Credenciamento
15h – Mini-cursos
1. O Líder e a Imprensa: a arte de informar bem a população.
2. Gespública: uma contribuição dos municípios na solução da crise.
3. Oratória: importância de falar bem e se comunicar bem.
20h – Abertura oficial do evento, com o governador Roberto Requião.
21h – Jantar de confraternização.
3/12 (quinta-feira)
9h – Abertura dos trabalhos.
Orlando Pessuti – vice-governador
Luiz Forte Netto - secretário do Desenvolvimento Urbano
André Spinola – gerente adjunto da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-PR
10h – Conferência - Desenvolvimento e distribuição de renda – Dercio Garcia Munhoz.
11h15 – Palestra - Agilização e retomada do desenvolvimento: cenários da administração pública – Maria Marta Lunardon (secretária da Administração e Previdência).
11h45 – Espaço institucional Banco do Brasil
12h – Almoço
13h30 – Vivência
14h – Palestra – Habitação popular: gerando emprego e renda.
15h – Lançamento do Plano de Transporte Escolar (PTE).
16h – Palestra: O Novo Padrão Civilizatório – Márcio Pochmann.
17h30 – Mostra de Cinema Paranaense.
4/12 (sexta-feira)
9h – Desenvolvimento Urbano Sustentável em Segurança Pública – Cel. Roberson Luiz Bondrauk.
9h30 – Painel – Programa Brasil Nação – Crise: problema ou oportunidade?
11h30 – Conferência – Brasil: o futuro é aqui – Professor Getz.
13h – Encerramento do encontro.
Governador abre em Foz do Iguaçu encontro do Programa Líderes Públicos
O encontro destina-se a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores, tendo como fio condutor o debate sobre as oportunidades que se abrem aos municípios no pós-crise econômica mundial
Publicação
01/12/2009 - 16:50
01/12/2009 - 16:50
Editoria