O governador Roberto Requião e o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, abriram neste sábado (11) no município de Cerro Azul, Região Metropolitana de Curitiba, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha aconteceu no sábado (11) em todo o país, das 8h às 17h. Segundo o governador, a campanha nacional foi lançada em Cerro Azul porque o município conseguiu baixar os índices de desnutrição com números importantes em termos nacionais. “Com os programas do Governo do Estado, como o Leite das Crianças por exemplo, o município reduziu os índices de desnutrição de 32% para 2%”, afirmou logo após aplicar a primeira gotinha no menino Josiel Fernandes, de sete meses de idade.
Requião ressaltou a importância da vacinação como forma de prevenir a doença na infância. “A campanha de imunização contra a pólio é um compromisso do Governo com a população de manter a erradicação dessa doença, que não apresenta um caso no País desde 1989 e no Paraná desde 1986”, disse o governador.
Ele lembrou que é importante garantir a vacinação das crianças de zero a quatro anos de idade numa mesma ocasião, durante a Campanha Nacional de Vacinação.A vacina deve ser aplicada anualmente, em crianças entre 0 e 4 anos, para imunizá-las.
O secretário da Saúde, que acompanhou o governador, também lembrou da importância para que todas as crianças com menos de cinco anos tomem a vacina. “A prevenção é a maneira mais eficaz de se manter a doença longe. Precisamos manter as crianças vacinadas, tanto na rotina como nas campanhas”, afirmou. “A meta do Ministério da Saúde é de alcançar pelo menos 95% de crianças vacinadas. Queremos superar este número, chegando a 100% de vacinação, mas para isto é preciso que os pais levem seus filhos até o posto de saúde para receber a vacina”, afirmou.
Para esta primeira etapa, a Secretaria disponibilizou 1.500.000 doses para vacinar 899.412 crianças com menos de cinco anos no Estado. Cerca de 9.600 pessoas estão trabalhando na campanha, atendendo nos 8.700 postos de saúde do Estado que funcionarão das oito às 17 horas. Além das unidades de saúde, a vacinação também vai acontecer em locais de grande concentração como escolas e supermercados.
“Aliando a vacinação de rotina e as campanhas, conseguimos erradicar a doença no Brasil”, afirmou o secretário. Ele explicou que é importante manter a vacina porque a poliomielite não está erradicada em todos os continentes.
A segunda etapa da campanha acontecerá no dia 20 de agosto. A participação durante a campanha é importante, declarou o secretário, devido a organização e mobilização que ocorre em todo o Estado. Porém, a vacina contra a poliomielite está disponível nas unidades de saúde durante o ano todo.
Governador abre em Cerro Azul campanha nacional de vacinação contra Pólio
Requião disse que a campanha de imunização contra a pólio é um compromisso do Governo com a população de manter no Estado a erradicação da doença
Publicação
11/06/2005 - 17:00
11/06/2005 - 17:00
Editoria