O governador Roberto Requião recebeu nesta sexta-feira (20), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, a cantora, compositora e atriz Fortuna. A artista apresenta neste sábado (21), no Teatro Guaíra, o espetáculo Caelestia. O show é um dos destaques da programação do projeto Obrigado Paraná, promovido pela Federação Israelita do Estado. O evento marca os 120 anos da imigração judaica no Paraná.
O espetáculo terá a participação do coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento, de São Paulo. Serão interpretadas canções ladinas e gregorianas, que falam de mudanças históricas, da vida errante, das festas, das dores e alegrias dos povos, em um diálogo musical e inter-religioso com os Monges Beneditinos.
No repertório estão canções de Antônio da Nóbrega, Wilson Freire, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Benedito Lacerda, além de cirandas de temas tradicionais brasileiros e judaicos e do folclore e do cancioneiro dos dois povos. Fortuna tem sete CDs e dois DVDs gravados, somando quase 100 mil cópias vendidas.
De origem judaica, Fortuna é pesquisadora do cancioneiro ladino desde 1992 e tem uma proposta única, unindo música, dança e dramaturgia na recriação de um riquíssimo legado cultural. Na década de 1980, enquanto encenava suas primeiras peças teatrais, ela compôs um repertório de canções em parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.