O governador Roberto Requião participou na noite deste sábado (21), no Teatro Guaíra, em Curitiba, do primeiro evento em comemoração aos 120 anos da imigração judaica no Paraná. Requião foi homenageado como representante da sociedade paranaense.
“O Paraná saúda os imigrantes judeus. A comunidade judaica muito contribuiu, e ainda contribui, para o desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso Estado”, ressaltou o governador.
“Este espetáculo maravilhoso, apresentado em homenagem à imigração judaica, dá uma dimensão correta deste Paraná de todas as gentes” completou referindo-se ao show Caelestia, da cantora Fortuna, com o coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento.
O musical abriu as atividades do projeto “Obrigado Paraná”, organizado pela Federação Israelita do Paraná, com Comunidade Israelita do Estado e Instituto Cultural Judaico-Brasileiro Bernardo Schulman.
No espetáculo foram interpretadas canções ladinas e gregorianas, que falam de mudanças históricas, da vida errante, das festas, das dores e alegrias dos povos, em um diálogo musical e inter-religioso.
“A música é uma das formas que encontramos para agradecer e mostrar à sociedade paranaense nosso reconhecimento pela acolhida dos imigrantes judeus\\\", disse o presidente da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knopfholz.
ORQUESTRA - Na quarta-feira (25), também no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), as comemorações seguem com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná. A condução é do maestro húngaro Janos Acs e tem participação da solista Tânia Guarnieri ao violino.
Governador Requião destaca espetáculo que comemora os 120 anos da imigração judaica
Musical, apresentado na noite de sábado (21), abriu o projeto “Obrigado Paraná”, organizado pela Federação Israelita do Paraná, com Comunidade Israelita do Estado e Instituto Cultural Judaico-Brasileiro Bernardo Schulman
Publicação
22/11/2009 - 09:30
22/11/2009 - 09:30
Editoria