Governador Requião assina recondução de procurador-geral de Justiça ao cargo

Posse de Olympio de Sá Sotto Maior Neto está marcada para o dia 7 de abril, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba
Publicação
01/03/2010 - 14:30
Editoria

O governador Roberto Requião assinou a recondução do procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto ao cargo de procurador-geral de Justiça do Estado. A posse está marcada para o dia 7 de abril, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer. Pela primeira vez na história da instituição um procurador-geral de Justiça assume por quatro vezes o cargo. Olympio é o único procurador reconduzido por duas vezes ao posto, como candidato único. Segundo o governador Roberto Requião, a recondução de Olympio deve-se tanto à sua eleição unânime no Ministério Público, quanto ao reconhecimento pelo bom trabalho que vem desenvolvendo. Requião destaca especialmente o trabalho do procurador-geral na defesa de crianças e adolescentes.
O procurador-geral acredita que este reconhecimento se dá devido à linha ideológica que suas administrações desenvolveram. “Basicamente reconhecemos a responsabilidade, não apenas profissional, mas política, social e ética, de um Ministério Público que promova a modificação da realidade social”, explicou. Olympio foi reeleito pelo colegiado de procuradores e promotores de Justiça, com 89% dos votos válidos, em eleição ocorrida no início da semana passada, com 495 votos dos 558 registrados.
De acordo com Olympio, o Ministério Público tem o compromisso de atuar com relevância, preservando o respeito e a dignidade dos cidadãos. “A proposta, acolhida pelos membros, é de uma atuação voltada à superação das desigualdades sociais”, disse. “Na prática, a opção preferencial em favor daqueles que se encontram afastados da possibilidade do exercício dos direitos elementares da cidadania”, afirmou.
Para o procurador-geral, o Ministério Público deve dar prioridade absoluta para a área da infância e da juventude. “Não construiremos uma sociedade progressivamente melhor e mais justa se continuarmos perdendo gerações de crianças e adolescentes para a sub-cidadania, a exclusão social e para a delinquência”, disse.
Olympio tem vasta atuação ligada a garantia dos direitos de Crianças e Adolescentes. Trabalhou na Vara da Infância e Juventude, coordenou os Centros de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência, foi colaborador na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, presidiu a Comissão Estadual de Estudos sobre o Menor em Situação Irregular e a Associação de Juízes de Direito e Promotores de Justiça da Infância e Juventude do Estado do Paraná.
Ele Integrou, ainda, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atualmente é integrante da diretoria da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude e do Comitê Brasileiro de Juristas Pró-Convenção Internacional dos Diretos da Criança, bem como da Secção Brasileira do Defesa das Crianças - Internacional.

GALERIA DE IMAGENS