O governador Roberto Requião abriu na noite de quinta-feira (07), em Guaratuba, a edição litoral 2010 da Feira de Sabores. Mais de 130 agricultores de várias regiões do Paraná expõem mais de 15 mil itens até o domingo (17), no ginásio de esportes do Colégio Estadual 29 de abril. “Aqui em Guaratuba são 50 pontos de venda, onde os nossos pequenos produtores trazem produtos que transformaram para agregar valor e qualidade”, ressaltou Requião.
O governador lembrou que pequenos produtores não pagam ICMS no Paraná. “A isenção fiscal beneficia nossos microempresários. O nosso pequeno agricultor tem um espaço reservado sem tributação em supermercados. Eles não pagam nem luz, nem aluguel, graças a um convênio que fizemos”, destacou.
“Esta feira abre a temporada e dá início às próximas 19 edições que teremos no decorrer de 2010. As feiras têm grande importância na divulgação de produtos dos pequenos produtores e agricultores rurais. No Paraná são mais de mil agroindústrias. Aqui, indústrias de todo Brasil têm um mostruário de mais de mil itens. É uma vitrine para estes trabalhadores”, afirmou o secretário da Agricultura e Abastecimento Valter Bianchini.
De acordo com Bianchini a expectativa de vendas desta edição da Feira de Sabores é de R$ 250 mil. “Durante o ano serão cerca de R$ 5 milhões em vendas e negócios. O mais importante é a divulgação que estes produtos têm. O conjunto de políticas públicas do governo melhora a apresentação e a qualidade dos produtos”, destacou. A feira também será realizada em Matinhos, de 21 a 31 de janeiro.
Para o secretário da Indústria e Comércio, Virgilio Moreira, as feiras fundamentais para a divulgação dos produtos artesanais. “O governo de estado dá incentivos fiscais às pequenas empresas. Isso gera emprego e renda no campo. Hoje mais de 200 mil empresas são isentas de ICMS”, disse.
“Quando assumimos o governo do Paraná, a agricultura tinha um único ponto de venda, o antigo Empório Fábrica do Agricultor. Hoje nossa agroindústria está dentro das principais feiras, mercados e exposições do estado. A Feira Sabores é um evento bem organizado, com representação agrícola de todo Paraná. Aqui os agricultores divulgam seus produtos e aumentam sua renda”, ressaltou o vice-governador Orlando Pessuti.
FEIRA SABORES – Entre os itens comercializados, estão 600 produtos da agroindústria familiar paranaense como queijos e vinhos, embutidos defumados, doces e geléias, picles e conservas, biscoitos e bolachas caseiras, derivados de cana de açúcar, mel e derivados, licores e sucos, panetones em calda, sorvetes, polpas de frutas entre outros itens.
A edição litoral da Feira, promovida pelo Governo do Estado por meio da Seab, tem apoio das prefeituras municipais de Guaratuba e Matinhos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Itaipu Binacional, Ecovia, Fundação Terra, Banco do Brasil, Sanepar, Copel, Condor Super Center, Viação Graciosa e Mineração Nova Prata.
“Já participei da edição de Matinhos, em 2009. Este evento é perfeito para divulgarmos os nossos produtos e aumentarmos a nossa renda. Daqui saem bons negócios, é uma vitrine. A iniciativa do governo é fundamental para o nosso desenvolvimento. A feira está de parabéns”, disse a agricultora Maria Célia Fagundes, de Cornélio Procópio.
O produtor Albino Petenusso, de Morretes, destacou que o evento traz grandes oportunidades de negócios aos pequenos agricultores. “Já participei de seis feiras, em todas tive bons resultados, vendemos muito bem e ainda fizemos contatos com empresas de todo estado”, afirmou.
Governador Requião abre Feira Sabores em Guaratuba
Mais de 15 mil itens ficam expostos até o domingo (17), no ginásio de esportes do Colégio Estadual 29 de abril
Publicação
07/01/2010 - 22:40
07/01/2010 - 22:40
Editoria