Governador Pessuti participa de jantar comemorativo aos 35 anos da AERP

Presidida por Cezar Telles, a AERP conta atualmente com mais de 410 empresas filiadas (350 emissoras de rádio e 60 de TV)
02/08/2010 - 23:00

O governador Orlando Pessuti participou nesta segunda-feira (2) à noite, no Restaurante Madalosso, em Curitiba, do jantar comemorativo aos 35 anos de fundação da AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, presidida por Cezar Telles e que conta atualmente com mais de 410 empresas filiadas (350 emissoras de rádio e 60 de TV).
“A AERP tem sido uma grande parceira do governo do Estado ao longo destes 35 anos. Fico feliz de estar aqui como governador e radiodifusor neste momento em que esta associação celebra uma data tão importante. E o que posso garantir é que o governo está procurando resgatar esta parceria histórica e ao mesmo tempo firmar uma parceria mais ampla e eficiente com a AERP”, destacou Pessuti em seu discurso.
O governador lembrou que recentemente foi renovado e ampliado o convênio que a Copel, desde o final da década de 80, mantém com a AERP. “Este convênio foi melhorado e modernizado. Espero ainda no decorrer deste período de cinco meses de governo ajustar mais alguns detalhes no que diz respeito a esta parceria. A AERP sempre será chamada e ouvida, para que possamos juntos melhorar este convênio. É preciso destacar que a AERP também integra o Programa Mãos Limpas e evidentemente nos ajuda no trabalho de segurança pública no Estado do Paraná”.
O convênio firmado entre o governo do Estado e as empresas filiadas a AERP prevê a concessão de desconto pela Copel na conta de energia elétrica às emissoras que veiculam informes de interesse público. Os valores deste convênio não eram reajustados há mais de oito anos. Houve ainda um aumento significativo no número dessas inserções de 500 para 800 mil. “E vamos fazer todo esforço possível para chegar a um milhão de inserções e envolvendo um número maior de emissoras”, frisou Pessuti.
O presidente da AERP, Cezar Telles, fez questão de agradecer ao governador Orlando Pessuti pela renovação e ampliação deste convênio. “Portanto, queremos agradecer ao governador por este reconhecimento, que veio através do incremento deste contrato, que existe há mais de 20 anos e beneficia mais de 300 emissoras de rádio e televisão”, afirmou Telles, que durante a solenidade fez a entrega de uma placa de prata ao governador, pelo apoio dado às empresas de radiodifusão.
Segundo ele, a AERP surgiu em 1975 em Francisco Beltrão. “Era uma singela associação, que dois ou três anos depois recebeu nível estadual com a adesão de várias emissoras. É uma das associações mais antigas do Brasil. E, pelo trabalho de todos os seus ex-presidentes, diretores e associados se transformou numa das organizações mais importantes do país. Hoje, é uma associação profissionalizada e estamos orgulhosos de estar a frente desta estrutura”.
Para Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV), a AERP é “uma referência na defesa dos radiodifusores do Brasil inteiro. Outras entidades dos demais estados do país procuram a AERP, para conhecer o modelo de prestação de serviço, do convênio com a Copel, da agência de noticiais e principalmente do trabalho institucional que a AERP faz na defesa e valorização do rádio e televisão paranaense”.
O jantar comemorativo contou ainda com a presença da primeira dama do Estado, Regina Pessuti, do ex-governador Paulo Cruz Pimentel, do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Moacir Fadel, dos secretários estaduais Ricardo Cancian (Comunicação) e Antonio Comparsi (Ouvidoria Geral).
Fundação – Diretores e representantes das emissoras de rádio de Capanema, Matelândia, Laranjeiras do Sul, Coronel Vivida, Pato Branco (2) e Francisco Beltrão reuniram-se no dia 19 de julho de 1975, na Câmara de Vereadores, de Francisco Beltrão, levados por uma idéia comum: a criação de uma associação que representasse a classe.
Desta reunião surgiu a AERP, que mereceu o apoio e a adesão de outras emissoras da região, já em sua segunda reunião, no dia 23 de agosto, em Cascavel. Ao todo, 16 emissoras estiveram presentes no encontro, que serviu para debater e aprovar os estatutos da nova entidade. Esta reunião prolongou-se até o dia 24.