Governador Pessuti entrega Centro da Mulher e da Criança em Japira

14/08/2010 - 11:00
O décimo primeiro Centro da Mulher e da Criança foi inaugurado nesta sexta-feira (13) em Japira, município do Norte Pioneiro com cerca de 5 mil habitantes e que, em junho último, recebeu o certificado de “Território Livre do Analfabetismo”, fato lembrado pelo governador Orlando Pessuti durante a cerimônia de inauguração.
“Em primeiro lugar, faço questão de cumprimentar todos os educadores e agentes de Japira por terem participado do Programa Paraná Alfabetizado. Com isto, conseguimos erradicar o analfabetismo no município e, agora, com o centro da mulher e da criança vamos reduzir a mortalidade materno-infantil”, destacou o governador.
Segundo ele, o centro da mulher e da criança dá “a dimensão e a importância do trabalho que o prefeito João Renato Custódio e o governo do Estado fazem para reduzir os índices de mortalidade. E, pelo visto, estamos no caminho certo, porque a mortalidade infantil caiu 35% nos últimos anos. Isto é resultado de nossas políticas públicas e programas eficientes, como o próprio centro da mulher e da criança, o Leite das Crianças, a Tarifa Social”.
O secretário estadual da Saúde, Carlos Augusto Moreira, disse que na quarta-feira apresentou na Assembleia Legislativa o relatório das atividades de sua pasta no primeiro semestre de 2010. “E fizemos questão de destacar dois números. No ano 2000, a mortalidade infantil no Estado do Paraná era de 19 crianças por mil nascidas. No ano passado, este índice caiu para 12. Esta é uma redução significativa e que só acontece porque existem políticas públicas eficientes e capazes de tratar as crianças e mães com seriedade”.
Moreira destacou ainda que a construção dos centros de saúde da mulher e da criança nos municípios de pequeno porte “partiu da decisão deste governo, atualmente comandado pelo governador Orlando Pessuti, de levar saúde para todos os municípios do Paraná, de forma descentralizada. O governador não quer que as pessoas tenham que viajar para centros maiores em busca de assistência medica. O governo quer que este atendimento seja realizado em sua cidade ou em lugar bem próximo”.
O prefeito João Renato Custódio disse ser um administrador privilegiado, por estar participando de praticamente todos os programas de governo. “Posso me considerar um prefeito privilegiado, até porque iniciamos o nosso primeiro mandato com uma dificuldade enorme na área da saúde. Tivemos o nosso hospital destruído e ficamos sem nenhum equipamento de saúde. Fomos à luta e imediatamente construímos um posto de saúde. E, hoje, estamos inaugurando este moderno centro de saúde. Isto é fruto da parceria que mantemos com o governo do Estado, através da qual conquistamos a quadra de esportes coberta, a biblioteca cidadã, duas ambulâncias, ônibus para o transporte escolar”.
A solenidade de inauguração contou ainda com a presença do secretário municipal de saúde, Wagner Mancuso; do chefe do escritório regional da Secretaria do Trabalho, Sidney Ferreira; do chefe de gabinete do governador, José Correa; do chefe da 19’Regional de Saúde, Jorge Clóvis Godoy; e da primeira dama do Estado, Regina Pessuti.
CENTRO DE SAÚDE – Os Centros de Saúde da Mulher e da Criança são resultado de parcerias com os municípios, que recebem a infraestrutura montada e ficam responsáveis pela contratação dos profissionais de manutenção das unidades. Cada uma delas conta com consultório odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, além de área para realização de exames cardíacos.