Governador Pessuti é homenageado por empresários paranaenses de cosméticos

Lojistas e distribuidores de cosméticos e perfumaria agradeceram o decreto que reduziu de 27% para 12% o ICMS sobre esses produtos
13/08/2010 - 09:40
O governador Orlando Pessuti foi homenageado, na noite desta quinta-feira (12), com um jantar oferecido pela Associação dos Lojistas de Cosméticos e Perfumaria do Paraná, na União Recreativa e Cultural Ahú (Urca), em Curitiba. Empresários do setor se reuniram para agradecer ao Governo do Estado pela redução do ICMS sobre os produtos que comercializam. O decreto foi assinado em maio deste ano durante a Escola de Governo.
A medida faz a alíquota sobre a circulação desses produtos no estado cair de 27% para 12%. De acordo com o governador o ajuste tributário foi criado para dar melhores condições de competitividade aos paranaenses. “Foi uma conseqüência de diversas reuniões que tivemos com o setor, que representa muito emprego e renda, com a Secretaria da Fazenda e a Coordenadoria da Receita do Estado. Concluímos que era possível reduzir a carga tributária sem prejudicar as finanças no estado”, disse.
Pessuti explicou que um grupo de discussões tributárias será instituído no Paraná para definir com representantes da indústria e do comércio meios de correção das distorções causadas pela guerra fiscal entre os estados. “A Secretaria da Fazenda já faz esse acompanhamento, mas queremos, criando um comitê aos moldes do Mãos Limpas e Conselho Revisor, discutir semanalmente as soluções também com principais interessados que são os empreendedores do comércio, da indústria e os prestadores de serviço”, explicou o governador.
Segundo o presidente da Associação dos Lojistas de Cosméticos e Perfumaria do Paraná, Jair Alfredo Pereira, o setor de cosméticos no Paraná gera hoje cerca de 80 mil empregos diretos. “A medida baixa os custos para os lojistas, baixa os preços para a venda e aumenta o consumo de cosméticos. Já podemos notar, em apenas dois meses, um aumento significativo na circulação de nossos produtos”, disse.
“O principal foi que o ramo todo pôde manter os empregos nas lojas. Com certeza o setor vai produzir mais e inclusive aumentar a arrecadação para o Estado vindo da circulação desses produtos”, afirmou Jair Pereira destacando a sensibilidade do governador Pessuti em ouvir a reivindicação e se prontificar a encontrar uma solução viável que beneficiasse diretamente cerca de 10 mil empresas no Paraná.
Participaram do jantar, além dos diversos empresários, lojistas, atacadistas e distribuidores de cosméticos, a esposa do governador, Regina Fischer; o filho, Bruno Pessuti; o secretário dos Transportes, Mário Stamm e o vereador Jairo Marcelino.
Título benemérito – Durante a ocasião o governador Orlando Pessuti foi agraciado com o título benemérito de sócio da União Recreativa e Cultural Ahú, um dos clubes mais tradicionais da capital paranaense. “Por estar integrado à vida do bairro, ser benemérito da URCA nos dá muita satisfação”, disse ao explicar que mora com a família em uma região de entroncamento dos bairros Boa Vista, São Lourenço, Barreirinha e Ahú. O título foi entregue pelo presidente do clube, Ilson Polizel.