Governador Orlando Pessuti participa de homenagem a Barcímio Sicupira Júnior

Ele ressaltou que o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba estão empenhados em fazer obras de infraestrutura para tornar Curitiba a melhor cidade-sede da Copa do Mundo
Publicação
22/07/2010 - 09:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti participou na noite de quarta-feira (21), do lançamento do Projeto Sicupira – que homenageia o ex-jogador de futebol Barcímio Sicupira Júnior - com a instalação de um bicicletário que leva o nome dele no estacionamento do Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada). O Projeto Sicupira estimula hábitos para o uso da bicicleta, como alternativa de transporte ecologicamente correto, pensando na realização da Copa 2014, em Curitiba.
“Estamos todos preocupados com a mobilidade urbana. Esta iniciativa de homenagear um dos maiores ídolos do Clube Atlético Paranaense com um bicicletário é maravilhosa. Além da reforma na Arena da Baixada, o clube também está fazendo a sua parte, incentivando os torcedores a pensarem na saúde e no meio ambiente”, afirmou o governador.
Pessuti ressaltou que o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba estão empenhados em fazer as obras de infraestrutura necessárias para tornar Curitiba a melhor cidade-sede da Copa do Mundo. “A cada dia estamos cumprindo uma etapa, assim como o Clube Atlético Paranaense, e isto só terminará em 2014, com a realização dos jogos”, disse.
O homenageado, Barcímio Sicupira Júnior, estreou no clube fazendo um gol de bicicleta e permaneceu por oito anos. Atualmente ele é professor de Educação Física e comentarista esportivo. “Ter o meu nome vinculado ao projeto dedicado à saúde e a preservação do meio ambiente é uma honra”, afirmou.
Para o presidente do Clube Atlético Paranaense, Marcos Malucelli, a homenagem a Sicupira é tardia, mas ainda em tempo, pois mesmo afastado dos gramados desde 1976, Sicupira é um dos maiores ídolos do clube. “Estou satisfeito. A homenagem é justíssima. Além deste espaço, temos a intenção de criar no próprio estádio um lugar reservado aos ídolos do clube, para que eles possam assistir aos jogos próximos da torcida”, disse Malucelli.
O projeto Sicupira é resultado da parceria entre a Universidade e o Clube Atlético Paranaense, viabilizado por meio do Programa de Extensão disse que atualmente o bicicletário dispõe de 20 vagas, mas que ele será ampliado sempre que houver lotação. Em todos os jogos, os colaboradores do projeto mostrarão aos torcedores que aderirem ao transporte alternativo, o impacto financeiro, na saúde e no meio ambiente que a atitude representa, por meio de um simulador. “O estádio de futebol é o ambiente propício para o estímulo do uso da bicicleta, queremos que o projeto Sicupira seja um sucesso”, disse.

GALERIA DE IMAGENS