Governador Orlando Pessuti libera recursos para região do Vale do Ivaí

Governador oficializou as medidas durante reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí
19/11/2010 - 09:30

O governador do Paraná, Orlando Pessuti, anunciou nesta quinta-feira (18), em Ivaiporã, investimentos para diferentes setores na região do Vale do Ivaí. Foi assinado o termo de cooperação técnico – financeiro e o projeto de implantação do campus avançado da Universidade Estadual de Maringá, na cidade. Um investimento de R$ 2.603.138. “O recurso mais importante e esperado no dia de hoje. É um sonho que se transforma em realidade, no nosso governo”, afirmou Pessuti. O campus vai oferecer os cursos de História, Educação Física e Serviço Social.
Também foram liberados recursos para recape urbano, para construção da nova unidade da Ceasa, de Ivaiporã, e para ações de controle de águas e limpeza de rios da região. O recurso é de quase R$ 1,5 milhão. Além disso, foram entregues cinco tratores solidários e o governador informou que no próximo mês será lançado o edital de licitação para construção da nova delegacia da cidade com mais 114 vagas.
A base para licitação das obras é de R$ 2,4 milhões. O governador oficializou as medidas durante reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
Para o setor de infraestrutura, foram homologadas licitações no valor de R$ 1.465.208,00 para obras de recuperação asfáltica nas cidades de Ariranha do Ivaí, São João do Ivaí e Lidianópois. As obras abrangem os 26 municípios da Amuvi.
De acordo com Orlando Pessuti, os convênios que não foram firmados nesta quinta-feira apresentaram alguma pendência. O governador pediu para que os prefeitos destes municípios dirijam-se a Curitiba para viabilizar a liberação das licitações.
Os recursos são do Programa Recap (Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, que repassa verbas ou disponibiliza financiamentos para que municípios invistam em recuperação asfáltica de vias urbanas.
A ação que beneficiou diretamente os agricultores foi a entrega de cinco máquinas do Programa Trator Solidário. Dois tratores para produtores de Ivaiporã, um para Arapuã e outro para Lunardeli. “Na região inteira nós entregamos 370 tratores. Uma demonstração de que o trator solidário deu certo do Vale do Ivaí e está dando certo no Paraná”, disse Pessuti. Segundo o governador, a previsão era de que quatro mil produtores fossem atendidos pelo programa, entretanto, até o fim de 2010, quase 7 mil tratores serão entregues. “Nas últimas décadas, Pessuti levantou a bandeira do Vale do Ivaí”, declarou o prefeito de Ivaiporã, Cyro Fernandes Corrêa Jr.
Logo após a reunião com prefeitos da Amuvi, o governador participou da abertura oficial da 17a Expovale - Exposição Feira Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí - que contou com a participação do cantor Sérgio Reis. Foi a primeira vez que Pessuti compareceu à feira como governador do Paraná. “Ao longo da minha trajetória como médico veterinário e deputado estadual ajudei a estruturar, inicialmente, a Feivale e depois a Expovale”, comentou Pessuti.