A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove, nesta-quinta-feira (28), durante o Encontro de Capacitação de Gestores Ambientais em Faxinal do Céu, município de Pinhão, oficinas de trabalho para que representantes dos municípios apresentem propostas para os planos municipais de meio ambiente. A meta da Secretaria do Meio Ambiente com os cursos, capacitações e oficinas é preparar as prefeituras para criação de novas secretarias municipais de meio ambiente até o fim do ano.
Os 400 gestores municipais - entre representantes dos sindicatos, vereadores, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Movimentos Sociais, Associações Comunitárias, Municípios e Governo - estão divididos em nove grupos que vão discutir projetos e captação de recursos ambientais, rede de fundos socioambientais, sistema municipal de meio ambiente e elaboração do plano municipal do meio ambiente.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explica que a capacitação inclui informações e metodologias para criação das pastas ambientais municipais. “Hoje, apenas 10% das prefeituras paranaenses têm uma pasta ou setor específico para tratar da preservação e uso sustentável dos recursos naturais. Vamos reverter este quadro”, declarou o secretário.
Segundo ele, o com a formação dos gestores ambientais municipais, será possível traçar novo rumo para a política ambiental, de maneira descentralizada.
METODOLOGIA - O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais no Paraná (PNC), adotado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, prevê que a elaboração de políticas públicas seja feita de forma compartilhada.
Para a coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque Souza, a metodologia utilizada durante as oficinas prevê uma aproximação entre os participantes contribuindo para o trabalho.
O representante do sindicato dos trabalhadores rurais do município de Rio Azul, Olívio Moreira da Silva, apresentou as ações do projeto Iguatu, realizado em parceria com agricultores, que prevê proteção de fontes, plantio de mudas e educação ambiental nas escolas.
O PNC é coordenado por uma comissão com integrantes dos governos federal, estadual e municipal. Esta é a primeira fase das capacitações depois disso, serão exibidos programas na TV Paulo Freire em escolas públicas, num total de 35 horas. Como as capacitações foram realizadas por municípios que abrangem as bacias hidrográficas, outras quatro capacitações já estão marcadas para este ano. Com isso o Governo pretende capacitar 1,6 mil gestores municipais ambientais.
Gestores municipais são preparados para criar órgãos de meio ambiente
Cerca de 400 pessoas estão reunidas pela Secretaria do Meio Ambiente em treinamento
Publicação
28/05/2009 - 12:45
28/05/2009 - 12:45
Editoria