Gestão documental do Arquivo Público vira referência para outras instituições

No último mês, por exemplo, o Arquivo recebeu a visita de representantes da prefeitura de São João da Boa Vista (SP) e do Clube Atlético Paranaense, interessados em conhecer práticas que possam subsidiar seus modelos de gestão documental
04/09/2009 - 15:44
O trabalho de preservação e guarda de documentos oficiais desenvolvido pelo Arquivo Público do Paraná cada vez mais desperta o interesse de outras instituições. No último mês, por exemplo, o Arquivo do Paraná recebeu a visita de representantes da prefeitura de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, e do Clube Atlético Paranaense. Tanto a prefeitura paulista como o Atlético/PR foram ao Arquivo conhecer as instalações do órgão – departamento estadual vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência – e acompanhar de perto o trabalho cotidiano dos servidores, no restauro, conservação e guarda dos documentos. Também verificaram como o acervo é colocado à disposição do público, para pesquisas e consultas. PELA INTERNET - O secretário da Comissão do Arquivo Histórico de São João da Boa Vista, Hediene Zara, destacou também a oferta de serviços do Arquivo Público do Paraná pela internet. O modelo da instituição paranaense poderá subsidiar o arquivo do município paulista, adiantou Zara. “Esse método de pesquisa via internet pode melhorar o atendimento do arquivo sanjoanense e facilitar, ainda mais, o acesso da comunidade ao nosso acervo. O exemplo do Arquivo Público do Paraná certamente será colocado em pauta na próxima reunião da comissão, para tentarmos implantar o mesmo tipo de sistema”, disse o secretário. O Arquivo do Paraná, em retribuição à visita (ocorrida no dia 21), doou ao Arquivo Municipal de São João da Boa Vista duas publicações que são referências como fonte para pesquisas históricas: o Catálogo dos Indígenas no Paraná Provincial e o Catálogo dos Africanos e Afrodescendentes Livres e Escravos. Foi doado ainda exemplar do Manual de Gestão de Documentos do Estado do Paraná. ATLÉTICO/PR - Já uma equipe de funcionários do Clube Atlético Paranaense, que atuam no setor de documentos, esteve no Arquivo Público do Paraná no último dia 27. A visita foi motivada depois que a historiadora Daysi Lúcia Ramos de Andrade, coordenadora do Arquivo, participou do programa Nacionalidade Brasileira, transmitido pela Paraná Educativa, apresentado por Nizan Pereira. Na entrevista, Daysi falou sobre o trabalho da instituição, o que fez com que, dias depois, aumentasse a procura por pesquisadores e gestores interessados em obter mais detalhes sobre o trabalho do Arquivo Público do Paraná “O pessoal do Atlético/PR nos contactou e uma equipe veio aqui nos visitar. Os profissionais conheceram as salas que abrigam os documentos, onde encontraram arquivos do Fundo Conselho Regional de Desportos, no qual estão os registros de atletas e os alvarás de funcionamento dos clubes (período de 1940 a 1970)”, contou a coordenadora. Mais informações: SOBRE SÃO JOÃO DA BOA VISTA O município fica no leste do Estado de São Paulo, entre Campinas e a divisa de Minas Gerais (perto de Poços de Caldas). Está a 175 quilômetros da capital paulista. Foi fundada em 1821. Mais em www.saojoao.sp.gov.br ARQUIVO PÚBLICO DO PARANÁ Departamento vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), foi constituído em 1855, dois anos depois de o Paraná obter emancipação política de São Paulo. Oferece pesquisas e publicações na íntegra pela internet e também tem um setor de atendimento ao público que fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13h30 às 17h30. O endereço: Rua dos Funcionários, 1796, Cabral, Curitiba. Telefone: (41) 3352-2299. Na internet: www.arquivopublico.pr.gov.br.