O governo do Estado está ampliando o atendimento do Copo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, com a implantação do programa Bombeiro Comunitário. Nesta terça-feira (29), foram entregues dois caminhões para o projeto, um em General Carneiro e o outro em Mallet, no Sul do Estado. Os veículos vão atuar no combate a incêndios e em ações de defesa civil.
“O Bombeiro Comunitário é mais uma parceria entre o Estado e o município. O programa tem atuação muito importante no município porque os agentes estarão sempre presentes em qualquer necessidade e emergência”, disse o capitão Maurício Gênero, representando o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Anselmo José de Oliveira.
Para o prefeito de General Carneiro, Joarez Martins Ferreira, o Bombeiro Comunitário era uma reivindicação antiga. “É com muita alegria que atendemos os anseios de nossa população, graças a mais este programa do governo. O interesse do povo, na implantação deste programa era tão grande, que a doação do terreno para a construção do posto foi feita por uma empresa madeireira de nosso município”, explicou.
O prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, ressaltou a importância do trabalho preventivo que será realizado pelos bombeiros comunitários para a segurança da população. Segundo contou o posto do Bombeiro Comunitário será finalizado até o fim do ano.
O coronel Almir Porcides Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, participou da entrega do caminhão a Mallet, na parte da tarde. “Os bombeiros de hoje terão grande responsabilidade. São jovens com muita vontade para servir a população”, declarou.
Estrutura – O caminhão, no valor de R$ 118 mil, cada, tem cor laranja (adotada pela Defesa Civil em todo o mundo), é equipado com mangueiras, esguichos, escada, caixa de ferramentas, entre outros, possui um tanque com capacidade de 5 mil litros de água, além de bomba de incêndio e canhão na parte superior da carroceria. Ele ficará no Posto de Bombeiro Comunitário e será operado por agentes municipais. O seu serviço poderá ser acionado pelo telefone 193 (Copo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
O programa Bombeiro Comunitário visa atuar na primeira resposta da Defesa Civil, em apoio ao Corpo de Bombeiros da região. No caso, General Carneiro responde à corporação de São Mateus do Sul, e Mallet a Irati. “Cabe aos nossos homens formar, capacitar, treinar e supervisionar os bombeiros comunitários, pois além de incêndios eles estão preparados para atender na Defesa Civil e acidentes. Porém o foco maior é o trabalho de prevenção”, completou o major Fábio Mariano de Oliveira, chefe da 8ª Seção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros.
O controle da qualidade ficará por conta da supervisão de um bombeiro. Em General Carneiro, quem responderá é soldado Edemilson José Espínola, e em Mallet, o sargento Teodosio Kutianski. Esses profissionais serão responsáveis pela realização de treinamentos periódicos de manutenção, em cada posto para o qual foi encarregado. Os bombeiros comunitários são funcionários da prefeitura, devidamente treinados e qualificados com estágio complementar de 300 horas de duração.
Com essas duas implantações, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, presente nas 47 maiores cidades do Estado, passa a atender mais 42 municípios em todo o território paranaense. Até o final do ano esse número deve chegar a 51.
General Carneiro e Mallet recebem Bombeiro Comunitário
Cada município passa a contar com um caminhão equipado para atuar no combate ao incêndio e outras ações de defesa civil
Publicação
29/08/2006 - 16:30
29/08/2006 - 16:30
Editoria