Onze belas garotas e um sonho em comum: ocupar o posto de Rainha do Carnaval de Tibagi. Com este propósito, garotas com idade entre 15 e 25 anos caem no samba no sábado (9) para disputar o voto dos jurados e a simpatia do público.
A escolha das candidatas será na praça 18 de Março – local que concentra uma das maiores escolas de samba da cidade – e acontece paralelamente ao I Grito de Carnaval, com o lançamento oficial da festa a prefeitos, imprensa e comunidade. A animação fica por conta do grupo local de samba e pagode \'Samba Léo\'.
Na última terça-feira (5), as musas foram estrelas do ensaio fotográfico para a apresentação oficial das candidatas que concorrem ao título de majestade do festejo que em 2010 completa 100 anos de história.
Uma trole, espécie de carroça, formou o cenário junto da praça Leopoldo Mercer numa referência aos carroções usados nas primeiras manifestações carnavalescas de Tibagi, na década de 1910. Eram os carros da época, decorados, que depois foram se transformando nos carros alegóricos que hoje chamam a atenção do público nos desfiles. O olhar artístico é do fotógrafo Christian Camargo, com making off produzido também pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, por Zinho de Oliveira e João Pedro Agostinho.
Em cada pose, estampado no rosto a ansiedade e o desejo imensurável pelo reinado na folia tibagiana. “Gosto muito de sambar e representar o Carnaval de Tibagi seria muito mais que um sonho”, revela a candidata Elaine da Silva, 25 anos.
“Além de gostar de dançar, o samba está relacionado à cultura de muitos dos meus descendentes. Quero ser Rainha para ter o carinho do público e ser reconhecida”, almeja outra candidata Aline de Almeida, 21 anos.
O corpo de jurados será composto por prefeitos e outros convidados de municípios vizinhos. Entre os quesitos de avaliação beleza, simpatia, comunicação e samba no pé.
A coordenadora cultural Marilene Serenato Ambrosio adianta como será a premiação das finalistas. “À vencedora além da coroa, faixa e flores assinará contrato de R$ 700 para representar nossa maior festa que é o Carnaval”, destaca. Também serão eleitas, ao lado da majestade maior, as duas princesas que acompanharão todos os dias de agito. As finalistas vão encabeçar todas as atividades de divulgação nos eventos pré-carnavalescos programados para janeiro e fevereiro. Mais informações no site oficial da festa: www.tibagi.pr.gov.br/carnaval.
Candidatas
Aline de Almeida, 21 anos
Alinse Santana, 18 anos
Elaine da Silva, 25 anos
Josiane Martins, 22 anos
Keila Santos, 15 anos
Patrícia de Lima, 20 anos
Rosalice de Souza, 22 anos
Rozelene de Souza, 16 anos
Suelem Tramontin, 20 anos
Wanderléia da Silva, 22 anos
Nilma Roberta Campos Taques, 17 anos
Curiosidade
Em 1931 foi eleita a primeira Rainha do Carnaval de Tibagi, Santinha Mercer. Pode-se afirmar tranquilamente que outras mais de 70 sucessoras ocuparam o cargo tão cobiçado no período do Carnaval.
Com a fundação do Clube Estrela da Manhã pela sociedade negra tibagiana, o que mais despertava a atenção era a disputa dos foliões para a escolha da Rainha do clube. Momentos inesquecíveis eram as tradicionais visitas de confraternização entre os clubes vizinhos \'Tibagiano\' e \'Estrela da Manhã\' que na época tinham públicos distintos. O \'Tibagiano\' era dos \'brancos\' e o \'Estrela\' dos negros, e somente no Carnaval se faziam visitas.
Desfile terá como enredo \'brincadeiras de criança\'
O enredo do desfile das Escolas de Samba do Carnaval 2010 será \'Brincadeiras de Criança Ontem e Hoje\'. Fazendo uma alusão às antigas e mais novas maneiras de integração entre a criançada. O carnavalesco José Reale Filho, que há quase 20 anos coordena os trabalhos de arte e criação do Carnaval, conta que o objetivo é mostrar e lembrar a importância das brincadeiras na sociabilização entre as crianças. “É visível a ferrenha disputa dos brinquedos educativos com as novas tecnologias. Vemos que há brinquedos cada vez mais atrativos e interessantes, porém as novas brincadeiras, ao contrário das mais antigas, não sociabilizam com outras crianças, quase tornando extintas a roda, o pião, pipas e outras”, revela.
Ele conta também que muitas brincadeiras auxiliam no processo de aprendizagem na infância. “O futebol, bolinha de gude, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde e tantas outras ajudam a criança a entender conceitos de limites e as fazem interagir, despertando interesses e criatividade”, destaca Reale.
Aliado ao tema geral do evento, \'100 anos de alegria\', o enredo é sugestivo para explorar ainda mais a diversão na cidade, explica a secretária de Meio Ambiente e Turismo Cecília Pavesi. “Queremos que a população esteja inserida em todo esse trabalho, estamos programando oficinas e inúmeras atividades para resgatarmos muitas brincadeiras antigas e deixamos até um convite aos pais para que relembrem com seus filhos essas ideias”, solicita Cecília.
“Nosso enredo tem a finalidade de resgatar a infância, o mito, o belo e o surreal relembrando momentos que o tempo não apaga. É festa, é nostalgia é Carnaval em Tibagi”, finaliza o carnavalesco Reale.