O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, abriu, na terça-feira (08), a exposição do artista plástico René Tomczak. As obras retratam a beleza e os diferentes aspectos de habitação em Curitiba e Região Metropolitana.
Para Greca, Tomczak se qualifica a cada ano como um sucessor dos maiores pintores do Paraná. “Esse artista tem talento dos maiores pintores da paisagem paranaense, como Andersen (Alfredo), De Bona (Theodoro), Langue de Morretes e outros que foram grandes daqui da nossa terra. Ele tem futuro promissor”, avaliou.
A ideia da exposição, de acordo com Greca, é não perder a memória das casas que estão se transformando com o passar dos anos. “Através da arte podemos guardar na memória a beleza e a mudança das casas de Curitiba e região”, disse.
Em uma das telas, Tomczak retratou o conjunto habitacional que a Cohapar está edificando em Campo Magro, na RMC. “Fico feliz em ver as casas da Cohapar documentadas em uma pintura tão bela. Estas obras representam o sonho realizado de muitas famílias”, afirmou Greca.
O diretor administrativo e financeiro da Cohapar, Juarez Rossetim, ressaltou que a exposição tem significado especial, já que perpetuam algumas das obras da Cohapar. “É interessante mostrar as etapas das obras que executamos, desde a fase mais embrionária até a conclusão. Espero que ele acompanhe cada fase e possamos guardar este documentário para as próximas gerações”.
Renê Tomczak esclareceu que gosta de retratar em suas obras diferentes paisagens de Curitiba e do seu entorno. “Eu tenho como referência casas de campo, casas de sítios e chácaras e gosto de retratar a beleza que encontro em lugares simples. Quero fazer um paralelo das casas dos imigrantes com as casas mais modernas dos dias de hoje”.
Para Tomczak, a galeria da Cohapar é uma ótima oportunidade para os artistas plásticos. “É muito interessante esta ideia de trazer artistas para dentro da galeria da Cohapar, é importante vincular o trabalho de um órgão público como esta Companhia à arte. Esta é a mensagem que vamos deixar para as gerações futuras”.
O joalheiro Rubens Nasser é apreciador de René Tomczak há 15 anos quando arrematou uma obra em um leilão e, desde, então, acompanha os passos do artista. “René Tomczak é um dos maiores artistas desta geração. Ele faz suas obras com uma sensibilidade muito generosa e faz com que todos gostem de suas telas”, afirmou.
Para Nasser, esta abertura da Galeria da Cohapar é promissora para as artes paranaenses. “Só podemos elogiar o presidente da Cohapar por abrir este espaço para valorizar os nossos talentos. Admiro esta atitude e fico feliz em saber que a Cohapar está nas mãos de uma pessoa que se preocupa não somente em construir casas, mas também tem uma visão inteligente de mundo”, finalizou.
Horário para visitação - O público pode visitar a mostra de segunda a sexta, das 8h às 18h, até o dia 23 de dezembro, com entrada grátis. A Galeria de Arte da Cohapar fica na Rua Dr. Faivre, 480, esquina com a Rua XV de Novembro.