Com duas vitórias nas duas primeiras rodadas, o futsal feminino da Unopar – Universidade Norte do Paraná já está classificado para as semifinais das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em Fortaleza, no Ceará, independente do resultado da última rodada, nesta terça-feira (18), quando pega a Uni Santana, de São Paulo, às 11 horas. Nesta segunda-feira (17), derrotou a Feevale, do Rio Grande do Sul, por 2 a 0. Na primeira rodada, a Feevale havia empatado com a Uni Santana, por 3 a 3.
A Unopar foi a única a vencer duas vezes das cinco equipes paranaenses que primeiro atuaram na segunda rodada da fase classificatória, na manhã dessa segunda-feira (17). Mas outras duas conseguiram a reabilitação e seguem com chances de classficiação: o futsal masculino da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, que goleou a FAA, de Roraima, por 7 a 0; e o vôlei feminino da Unibrasil, de Curitiba, que fez 3 a 0 sobre a UFMG, de Minas Gerais.
Das duas que perderam, o basquete feminino da Faculdade Santa Amélia, de Ponta Grossa, continua com chances de classificação para as semifinais. Foi derrotada pela UCB, do Rio de Janeiro, por 89 a 44. “Podíamos perder, desde que passemos pelo último adversário, a Universo, de Goiás”, justifica a auxiliar técnica Carmem Cunha. O confronto será nesta terça-feira, às 9h30.
Já quem não poderia perder pela segunda vez foi o vôlei masculino da Dom Bosco, de Curitiba, que agora só resta lutar para permanecer na Divisão Especial. Com a derrota (a segunda) para a FUG, de Goiás, por 3 a 0, não tem mais chance de classificação às semifinais. Na última rodada, enfrenta a Celso Lisboa, do Rio de Janeiro.
BASQUETE – O time feminino de basquete de Ponta Grossa sabia que seu jogo mais difícil seria contra o Rio de Janeiro, tanto que começou a recuperar algumas jogadoras ainda durante a partida. “Sentíamos que não tínhamos mais chances e procuramos não nos desgastar muito para o jogo decisivo que é contra Goiás”, explicou Carmem Cunha.
A auxiliar técnica contou também da dificuldade da equipe diante do Rio de Janeiro. “Viemos desfalcada da Flávia, que não conseguiu a liberação do serviço, e temos só quatro jogadoras da categoria adulto, a Larissa, Izabelli, Jeane e a Francine. As outras, a Tainara, Juliana, Tana, Fernanda e Rafisa são juvenis, da base de nossas equipes para os Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná. E num jogo desse a experiência ajuda muito.”