Fundepar destinou R$ 144 milhões para construção e ampliação de escolas este ano

No cálculo total somam-se 63 novas escolas construídas e em construção - em dois anos e meio - um total de 260 mil metros quadrados de área
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10/06/2005 - 06:00
Editoria
Para melhorar a infra-estrutura da rede pública de ensino, o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar) destinou este ano R$ 144 milhões, que estão sendo aplicados em construção, ampliação e reparos das escolas públicas. “Estas ações englobam uma série de outras desenvolvidas pelo órgão, que em dois anos meio já aplicou o montante de R$ 251 milhões no setor educacional”, afirma a presidente, Sandra Ferrari Turra. De lá para cá, no cálculo total somam-se 63 novas escolas construídas, um total de 260 mil metros quadrados de área, sendo dessa metragem 160 mil ainda em andamento, obras que incluem, também, melhorias e reparos em 378 casas de zeladores. “Os recursos são aplicados dentro de critérios técnicos e de planejamento, de acordo com a demanda que é encaminhada à instituição”, explica a presidente. Estes critérios apontavam a necessidade de construção de 99 novos prédios escolares. Destes, 17 já foram construídos, outros 28 estão em fase de construção e 18 em processo de licitação, o que totaliza 63 novos espaços escolares. “Este panorama demonstra que estamos atingindo as metas estabelecidas no início do governo e superando investimentos até agora aplicados pela instituição em governos anteriores”, afirma. Além definir e fiscalizar seus investimentos em obras na rede pública estadual de ensino, o Fundepar fornece materiais permanentes e de consumo aos estabelecimentos de ensino e oferta merenda escolar de qualidade. (Box) Programas garantem a manutenção da rede pública O programa do Fundo Rotativo é destinado às despesas de manutenção dos prédios escolares, do dia-a-dia escolar e do aluno, e em apenas dois anos e meio já aplicou mais de R$ 52 milhões. No governo anterior, em quatro anos, foram aplicados R$ 61,6 milhões. Estes recursos possibilitam que a direção da escola faça a manutenção do patrimônio não permitindo que se degrade a ponto de necessitar obras e de intervenções de grande porte, muitas vezes, que equivale ao gasto utilizado em novas construções. É o caso de algumas que estão dentre as 18 que estão em processo de licitação. (veja obras do Proem). Inclusão - O Projeto Escola Cidadã, que repassa recursos diferenciados aos estabelecimentos de ensino, contempla alunos estaduais de educação básica em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ele destina-se à compra de materiais escolares, didáticos e esportivos. Dados dos investimentos - 2003 e 2004 - mostram recursos da ordem de R$ 84 milhões, para o atendimento de 28.155 alunos. Os números de 2005 serão apresentados no final do ano letivo. Planejamento – “É obrigação constitucional o planejamento das práticas públicas e é o que faz esta administração entre outros instrumentos”, garante Sandra Turra. Como planejar requer conhecimento, o Fundepar conta com o Censo Escolar e o Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE). O Censo visa dar subsídio e definir as prioridades na formulação de políticas educacionais e diagnosticar a situação da rede estadual. O SERE é responsável pela informatização das escolas e o desenvolvimento de suas atividades burocráticas. Dá visibilidade ao fluxo escolar existente e agiliza o Cadastro Central de todos os estudantes matriculados. Ambos programas são importantes ferramentas para o desenvolvimento estatístico.

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