O Paraná deve se tornar uma referência no desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia utilizados em benefício da população. A meta foi defendida nesta terça-feira (19) pela secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, ao empossar a nova diretoria da Fundação Araucária para o próximo quadriênio. A secretária preside o Conselho.
A secretária defendeu a quebra do paradigma que aponta para um muro divisório entre a sociedade e a universidade. “A Fundação tem o papel de dar suporte para que o conhecimento seja gerado e transferido para a sociedade. Queremos solidificar esse conhecimento, consolidá-lo, incentivar novos cursos de pós-graduação e dar suporte e estrutura aos cursos existentes”, disse Pupatto.
Conduzido ao cargo de presidente da instituição, o professor José Tarcisio Pires Trindade, citou trecho de pronunciamento do governador Roberto Requião ao lançar o Plano de Desenvolvimento Educacional. “A educação deve ser uma arma de mudança, na busca da fraternidade, da igualdade, com a perseguição da utopia de um mundo solidário, seguro, que respeite e preserve o meio em que se vive, que faça da terra um lugar bom de se viver, feliz e justo”.
O presidente acrescentou: “A educação também se constrói com ciência e tecnologia. Devemos pensar na produção científica e tecnológica como instrumentos que modifiquem a trajetória atual: em primeiro lugar, na construção de uma nação soberana, rompendo com a dominação, com o atraso, com a subserviência, com a desigualdade social; em segundo lugar, utilizando todo o conhecimento humano, que é fruto do trabalho coletivo e solidário de gerações, para o bem da humanidade”.
Para o professor Pires Trindade, deve ser feita uma ampla discussão entre os cientistas do Paraná para esclarecer a sociedade a respeito do “porquê e para quem fazemos ciência”, pois entende que “a comunidade científica tem uma imensa responsabilidade com o Estado e país”.
Durante a solenidade, Berenice Quinzani Jordão assumiu a diretoria Científica, ocupando o cargo deixado pelo professor Osmar Muzilli; e Fernando Antonio Prado Gimenez foi mantido na diretoria de Administração e Finanças.
José Tarcisio Pires Trindade assumiu a presidência da Fundação Araucária em substituição ao professor Jorge Bounassar. O evento realizado no Cietep, em Curitiba, contou com a presença de representantes da comunidade científica, tecnológica e acadêmica do Paraná.
Fundação Araucária tem nova diretoria
Novo presidente da instituição, professor José Tarcisio Pires Trindade, foi empossado nesta segunda-feira (19)
Publicação
19/03/2007 - 18:10
19/03/2007 - 18:10
Editoria