Fundação Araucária oferece bolsas de produtividade em pesquisa

Os candidatos devem cadastrar suas propostas no Sistema de Gestão Eletrônica de Projetos – Sigep até o 10 de novembro
Publicação
19/10/2010 - 17:30
A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), divulgou chamada de projetos referente ao Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, que disponibiliza auxílio mensal no valor de R$ 976 a 43 pesquisadores. O investimento total realizado no programa supera os R$ 500 mil.
De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, o Paraná considera o investimento em pesquisas uma de suas prioridades. “O Governo do Paraná procura aplicar seus recursos em áreas estratégicas, visando o fortalecimento do Sistema Estadual de Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia”, afirmou.
Podem concorrer às bolsas professores doutores, que tenham vínculo efetivo e permanente com Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), estejam envolvidos como coordenadores de atividades de pesquisa, tenham produção científica ou tecnológica de relevância nos últimos cinco anos e participem de grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
O edital contempla as seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Sociais e Humanas; Administração e Economia; Educação e Psicologia; Engenharias; Física e Astronomia; Geociências; Letras e Artes; Matemática - Estatística e Informática; Química; Saúde. As propostas devem ser submetidas via cadastramento no Sistema de Gestão Eletrônica de Projetos - Sigep, disponível no endereço www.fundacaoaraucaria.org.br. O prazo de recebimento das propostas pelo Sigep vai até o 10 de novembro.
As bolsas de produtividade em pesquisa fazem parte do Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual, que busca aprimorar a qualificação dos cursos de pós-graduação stricto-sensu no Estado, consolidar grupos de pesquisa sediados no Paraná e a qualificar todo o sistema público estadual de ensino superior.