No ano de 2008, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná promoveu diversos eventos para divulgar os trabalhos realizados pela comunidade científica paranaense. Dentre as principais ações está a publicação de 16 editais de apoio. A Fundação Araucária faz parte do Sistema Paranaense de Ciência e Tecnologia, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e atua em conformidade com a Política de Desenvolvimento em C&T do Governo Estadual, na aplicação de recursos do Fundo Paraná.
Dentre as chamadas publicadas neste ano e que ainda estão em aberto, estão: Bolsas de Mestrado e Doutorado aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que visa auxiliar na concessão de bolsas para programas de pós-graduação; Programa de Apoio a Publicações Científicas, que auxilia na publicação de periódicos e livros científicos; Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada, que promove a produção de conhecimento científico; Apoio à Organização de Eventos de Extensão e Difusão Acadêmica e Apoio à Organização de Eventos Técnico-Científicos, dois editais que contribuem na organização de eventos; e Apoio à Participação em Eventos Técnico-Científicos 2008, que procura ajudar a participação de professores e pesquisadores em eventos de relevância realizados no Brasil.
Estão em execução as chamadas de Apoio a Ações Afirmativas para Inclusão Social em Atividades de Pesquisa e Extensão Universitária; Apoio à Iniciação Científica, Programa Universidade sem Fronteiras - Extensão Tecnológica Empresarial; Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado; Apoio a Cursos de Pós-graduação stricto sensu Interinstitucionais - Modalidades Minter e Dinter; Implementação de Infra-Estrutura de Pesquisa/Ensino nas Faculdades Públicas Estaduais do Paraná – 2008; Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa; e Apoio a Pesquisador Visitante.
A Fundação Araucária tem como objetivo amparar a pesquisa e a formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado. Entre as suas atividades estão, entre outras, o apoio a bolsas-auxílio, projetos, programas ou investimentos em instituições de pesquisa e de desenvolvimento científico e tecnológico; e promover e incentivar a publicação de estudos, pesquisas e outros documentos, ações, projetos ou programas, que auxiliem na ampla difusão de conhecimentos.
Criada no ano 2000, seus recursos financeiros têm origem no Fundo Paraná, que destina 2% da receita tributária do Estado ao desenvolvimento científico e tecnológico. Desse percentual, 30% são destinados à Fundação. Dentre os programas de apoio financeiro, destacam-se as políticas de Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica, de Formação de Pesquisadores e de Disseminação Científica e Tecnológica. A Fundação Araucária ainda mantém importantes parcerias com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério da Saúde.
PARANÁ INOVAÇÃO - Em julho, a Fundação Araucária, juntamente com a Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reparte), lançou a terceira fase do Programa Paraná Inovação. O objetivo do programa é aproximar pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa para que se associem às empresas de base tecnológica em projetos de inovação tecnológica. Esta fase contempla projetos em estágio de desenvolvimento e tem duração de até 12 meses, cujo objetivo final seja a transformação de um novo produto, serviço ou processo em um bem de uso pelo mercado público ou privado.
No mês de novembro, a Fundação Araucária promoveu, em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a Oficina para Eleição de Prioridades de Pesquisa em Saúde do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). A oficina discutiu quatro eixos temáticos definidos pela SESA com base no Plano Estadual de Saúde: “Gestão do Trabalho e Educação em Saúde”, “Gestão em Saúde”, “Rede de Atenção à Saúde” e “Saúde e Meio Ambiente”. Após os dois dias de debate, foram definidas 24 linhas de pesquisa que deverão ser contempladas no edital do Programa PPSUS a ser lançado pela Fundação Araucária.
A Fundação Araucária também apoiou o III Simpósio Internacional de Terapia Celular, que ocorreu em outubro e foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Terapia Celular, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde.
O Simpósio reuniu 550 médicos e cientistas, que apresentaram e debateram 136 pesquisas sobre células-tronco embrionárias e adultas. O Simpósio também contou com o apoio institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Finep, Sistema Único de Saúde (SUS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A rede Bioagropar foi assunto de um seminário no mês de dezembro promovido pela Fundação Araucária. Durante dois dias do Seminário de Avaliação e Consolidação da Rede Bioagropar, os resultados dos subprojetos foram apresentados por representantes das seis Instituições de Ensino Superior envolvidas (UFPR, UEL, UEM, UEPG, Unioeste e Unicentro). Os subprojetos são baseados em cadeias produtivas da agricultura paranaense e buscam levar para a sociedade os conhecimentos adquiridos dentro das universidades.
Fundação Araucária garante suporte à comunidade científica paranaense
Fundação tem como objetivo amparar a pesquisa e a formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado
Publicação
31/12/2008 - 09:00
31/12/2008 - 09:00
Editoria