A Fundação Araucária, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, formalizou, numa cerimônia realizada na Universidade Federal do Paraná - UFPR, a entrega dos equipamentos do projeto “ Transmissão eletrônica de documentos em apoio às atividades acadêmicas de ciência e tecnologia, nas bibliotecas das instituições de Ensino Superior do Paraná”. O recurso de R$ 73.880,00 foi disponibilizado para a compra do software Ariel e scanners. Os equipamentos foram entregues para 19 universidades envolvidas no projeto.
O software Ariel permite fazer a transmissão eletrônica de documentos técnico-científicos em alta resolução, "um passo importante na reprodução de artigos da área biomédica, científica, tecnológica", explica Ligia Eliana Setenareski, diretora dos sistemas de bibliotecas da UFPR.
No total foram cinco instituições - que possuem maior acervo de artigos e publicações - receberam o scanner e o software. São elas: UFPR, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Faculdades Integradas de Palmas - FACIPAL e UNICEMP. As demais receberam somente o software para participar do sistema integrado de bibliotecas.
Quando o usuário de uma das bibliotecas, que não possui scanner, necessitar de um periódico inexistente na instituição em que está pesquisando, deverá solicitar o trabalho a uma das universidades do sistema (que tenha o scanner).
Segundo Ligia, o compartilhamento de serviços e acervos, dentro da rede estadual de bibliotecas, otimiza os recursos financeiros. A partir da próxima semana o sistema já deve estar funcionando.