Fundação Araucária e Sebrae renovam cooperação para inovação tecnológica

Desenvolvido em 16 cidades da Paraná, o programa beneficiou os setores de Agronegócio, Metalmecânico, Turismo e Vestuário
Publicação
23/02/2010 - 17:10
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) renovaram a cooperação para desenvolvimento do programa Agentes Locais de Inovação, para os próximos dois anos. O anúncio foi feito durante a Reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, nesta segunda-feira (22).

Implantado em 2008, o programa Agentes Locais de Inovação promove a inovação em produtos e processos, além de auxiliar na gestão de micro e pequenas empresas. O presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Pires Trindade, disse que está feliz com a renovação da cooperação. “Uma das missões da Fundação Araucária é fomentar aquilo que as universidades têm desenvolvido em termos de pesquisa e inovação. Também estabelecer uma relação com a academia e a aplicação desses conhecimentos na prática, para que as empresas possam ter lugar no mercado e gerar emprego e renda”, disse.

O programa Agentes Locais de Inovação envolve investimentos de cerca de R$ 2 milhões para consultorias, compra de equipamentos e nacionalização de produtos. “O ALI é um programa de extensionismo tecnológico, que visa tornar as micro e pequenas empresas inovadoras. Nessa primeira etapa, cerca de 1200 empresas aderiram ao programa, sendo que a maioria delas já desenvolveu, inclusive, planos de ação de inovação”, ressaltou o gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, Agnaldo Gerson Castanharo.

Desenvolvido em 16 cidades da Paraná, o programa beneficiou os setores de Agronegócio, Metalmecânico, Turismo e Vestuário. De 2010 a 2012, serão beneficiadas outras 15 cidades.