Um grupo de 16 servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que atuam em bibliotecas da instituição, participam nesta semana no Arquivo Público do Paraná de um curso sobre práticas arquivísticas. O curso, iniciado na quarta-feira (9), encerra-se nesta sexta (11). O Arquivo Público é vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
O treinamento é ministrado pelos arquivistas João Paulo de Aguiar Januário e Ângela Carolina de Castro Simões, que integram o quadro da própria UFPR. O Arquivo Público contribui cedendo o auditório e abrindo as instalações para que os servidores das bibliotecas vejam, de perto, como funciona o trabalho de recuperação, conservação e guarda de documentos, e também como eles são colocados à disposição do público para consultas e pesquisas.
“Trata-se de um trabalho educativo, pelo qual os funcionários das bibliotecas, tanto aqueles com formação na área, como auxiliares administrativos, têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre os métodos arquivísticos e sua importância”, observa Januário. O curso visa orientar a adoção de uma nova política de arquivos na UFPR.
Entre os temas abordados estão gestão documental; métodos de arquivos; conservação de documentos; métodos e formas de consultas a documentos; além de informações gerais sobre o trabalho arquivístico.
A historiadora Daysi Lúcia Ramos de Andrade, diretora do Arquivo Público do Paraná, destaca que o curso é mais uma ação entre duas instituições que mantêm parceria há tempos: “O relacionamento com a Universidade Federal do Paraná é antigo e marcou definitivamente a decisão do Arquivo Público de construir instrumentos de pesquisa apropriados para a clientela acadêmica.”
Conheça mais sobre o Arquivo Público do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR): www.arquivopublico.pr.gov.br e www.ufpr.br.
Funcionários de bibliotecas da UFPR fazem curso no Arquivo Público
Curso sobre práticas arquivísticas começou na quarta-feira (9) e encerra-se nesta sexta-feira (11)
Publicação
11/09/2009 - 13:55
11/09/2009 - 13:55
Editoria