Funcionário do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul desde 1967, Werner Tschoeke recebeu nesta quinta-feira (26), em Curitiba, o “Troféu Ocepar 2009” em reconhecimento ao apoio dado pelo BRDE ao cooperativismo paranaense. Eleito por votação realizada pelas cooperativas paranaenses, Werner recebeu o homenagem durante o Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses.
Entre as autoridades e lideranças políticas, estavam os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Planejamento, Paulo Bernardo, o vice-governador Orlando Pessutti e o presidente do BRDE, Airton Pissetti.
Realizado anualmente, o Encontro tem a finalidade de promover a interação entre as mais de 237 cooperativas do Paraná, comemorar as conquistas e alinhavar as principais reivindicações do setor para o próximo ano.
O trabalho do engenheiro agrônomo Werner Tschoeke sempre esteve ligado ao cooperativismo. Como funcionário do BRDE, participou em eventos relacionados à formação, apoio e consolidação do cooperativismo no Paraná.
Durante 27 anos trabalhou na área de operações rurais e cooperativas do BRDE, sendo Chefe da Área de Operações Rurais e Cooperativas durante vinte anos.
No discurso, Werner Tschoeke transferiu a homenagem ao BRDE. “O troféu tem de minha parte a conotação de homenagem ao BRDE pela dedicação, empenho e entusiasmo em colaborar para o engrandecimento do setor cooperativista paranaense. No BRDE, como um todo nos três estados, sempre teve o ideal do cooperativismo. Fortalecê-lo através do suprimento do crédito”.
Werner relatou como a instituição pública de fomento esteve ao lado do cooperativismo desde a fundação das cooperativas, auxiliando na formação, no desenvolvimento e na consolidação. “Devo dizer que isto foi possível, porque a instituição, através de seu corpo técnico e diretoria acreditou na idéia ‘cooperativa’.”
O homenageado disse que já são 39 anos em que o BRDE vem continuamente apoiando as cooperativas. “Primeiro na formação de sua infraestrutura e prestação de serviço e ultimamente na agregação de valor através da industrialização.”
Neste período, lembrou Werner, o sistema cooperativista de produção necessitou criar suas próprias estruturas de atendimento creditício aos cooperados através das cooperativas de crédito. “O BRDE na década de 90 ajuda a viabilizá-lo realizando convênios para atendimento de necessidade de investimento dos cooperados associados”.
Para o diretor-presidente do BRDE, Airton Pissetti, a homenagem é muita justa. “O BRDE não é somente um Banco com excelentes números para mostrar a economia brasileira. Tem também uma equipe de primeira linha, competente e tecnicamente muito aprimorada e o Werner é um dos destaques. A homenagem foi muita justa”, analisou.
Funcionário do BRDE recebe homenagem das cooperativas
Werner Tschoeke, funcionários do banco desde 1967, recebeu nesta quinta-feira (26) o “Troféu Ocepar 2009” em reconhecimento ao apoio dado pelo BRDE ao cooperativismo paranaense
Publicação
26/11/2009 - 17:20
26/11/2009 - 17:20
Editoria