Funcionário da Ouvidoria de Capanema visita sede da instituição em Curitiba

Aprendizado obtido na Seoge vai ajudar a aprimorar o sistema de atendimento do órgão do município
Publicação
08/02/2006 - 12:10
Editoria
Capanema – um dos 84 municípios que participam do Convênio da Cidadania – enviou nesta semana um representante para conhecer todo o sistema de trabalho da Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge) realizado em Curitiba. Durante a visita, o ouvidor municipal Jorge Kuhn viu de perto como funciona o setor de atendimento e o software utilizado pela instituição paranaense no encaminhamento das questões relatadas pelos cidadãos. Capanema fica no sudoeste do estado e atualmente tem cerca de 19 mil habitantes. Kuhn contou que a Ouvidoria da cidade começou a funcionar no início de fevereiro – com atendimentos feitos por telefone e pessoalmente – e que ainda está em fase de implantação. “Pretendemos criar um sistema de trabalho e vamos utilizar o programa da Seoge (OUV) para ajudar a sanar os problemas dos munícipes”, afirmou o ouvidor. O OUV é um software livre para ambiente de internet (web) utilizado pela secretaria estadual no encaminhamento dos procedimentos instaurados. Esses casos são enviados para outros órgãos para averiguação e depois é dada uma resposta para cada cidadão. Além disso, com o sistema é possível mandar respostas para os interessados e obter relatórios estatísticos de atendimentos. Além de conhecer o programa, Kuhn acompanhou o trabalho das atendentes que fazem o registro das solicitações, reclamações, denúncias e sugestões que chegam por telefone. Elas também são responsáveis pelo atendimento feito pessoalmente e pela recepção de cartas e fax. Convênio – O Convênio da Cidadania é um programa gerenciado pela Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria que tem como objetivo melhorar o encaminhamento dos casos de competência municipal e estadual. A partir da assinatura de um convênio, as prefeituras e o governo do Estado passam a trabalhar em parceria para melhor atender a população do Paraná. Serviço: Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no sítio www.pr.gov.br/ouvidoria. BOX Representantes da Sanepar também conhecem o OUV Três funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) também conheceram nesta semana o sistema de encaminhamento dos registros feitos pela Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge). Na ocasião, foram apresentadas todas as possibilidades do OUV para o ouvidor Hamilton Gimenes e para dois técnicos da área de informática, que também tiraram dúvidas a respeito do funcionamento do programa.