Cobertor, agasalho, atividade física e o sol são os aliados dos atletas que estão participando da fase regional dos 22.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em Corbélia (Oeste do Paraná) nesta segunda-feira (16), dia mais frio do ano. A temperatura mínima registrada foi de 0,7 graus Celsius. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a máxima não deverá passar dos 14°C.
Para essa terça-feira (17) na região de Cascavel a única mudança deverá ser a da direção do vento, que soprará do leste, de fraco a moderado também, e mínima de 1°C. A máxima será um pouco mais alta, de 17°C.Já a partir desta quarta-feira (18) as mínimas e máximas subirão na região, principalmente a partir de quinta-feira (19) quando o vento se deslocará do norte. As temperaturas variarão de 10° a 18° e de 15° a 18° C, na quinta e sexta-feira.
Nessa gelada segunda-feira (16), algumas delegações se beneficiaram com a tabela dos jogos, porque só tiveram compromissos na parte da tarde. Assim, puderam prolongar o tempo embaixo dos cobertores. Mas a maioria acordou cedo e, entre um jogo e outro, um tempinho no sol ajudou a diminuir os efeitos da baixa temperatura.
A equipe de futsal feminino de Medianeira, por exemplo, depois golear Santa Helena, por 5 a 1, na quadra da Sauna Clube Corbélia, decidiu atravessar a cidade a pé até o refeitório, no Centro de Eventos de Corbélia. “Tínhamos tempo e foi melhor caminhar que ficar esperando o transporte”, justificou Camila Maciel. O refeitório foi outro local concorrido para fugir do frio.
Como a massa de ar frio e seco que vem da Argentina cobre toda a região Sul do País nessa segunda-feira, os atletas de outras sedes também estão sofrendo com as baixas temperaturas, principalmente nos locais mais ao Sul, como Realeza e Prudentópolis.