Frente parlamentar quer integração do Rio Grande do Sul à Ferroeste

Parlamentares vão à audiência pública da Ferroeste em Nonoai (RS) nesta quinta-feira (15) para participar da apresentação do estudo de viabilidade de novo ramal
06/10/2009 - 17:49
O coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Jerônimo Goergen - integrante de um grupo de oito parlamentares na audiência pública da Ferroeste em Nonoai, município do Norte gaúcho, onde será apresentado o estudo prévio de viabilidade do novo ramal da Ferroeste, nesta quinta-feira (8) - também quer discutir a criação da Ferrosul – empresa que pode ser criada a partir da atual malha da Ferroeste para interligar os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A chegada da ferrovia a Chapecó, no Oeste catarinense, vai exercer influência sobre 238 municípios do Rio Grande do Sul e, com isso, deve mudar a logística gaúcha no Estado e na região, segundo o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. O Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental (1a fase) do novo ramal da Ferroeste, que prevê a ligação do Paraná, pelas regiões do Cantuquiriguaçu e Sudoeste do Estado, ao Oeste de Santa Catarina, foi elaborado pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento). Para o deputado Jerônimo Goergen, o projeto da Ferroeste apresenta um avanço inevitável para o Rio Grande do Sul. “Este projeto tem todo o meu apoio e vamos nos empenhar ao máximo para sua concretização”. O deputado complementa: “Esta ferrovia muda a característica do desenvolvimento regional, modificando também a logística do Rio Grande do Sul no aspecto ferroviário”. FERROSUL - De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar gaúcha, a nova empresa – a Ferrosul – pode ser criada numa segunda fase do atual projeto da estatal paranaense e este será um dos temas em discussão na audiência de Nonoai. Goergen considera que o Rio Grande do Sul deve se inserir na luta de construção desta ferrovia, através do envolvimento do Governo e da Assembléia Legislativa do Estado. “A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul toma a dianteira na defesa da Ferrosul”, segundo o presidente da Ferroeste. “Esperamos que as assembléias legislativas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul se somem a esse esforço de consolidação de uma empresa pública de logística voltada à integração e ao desenvolvimento econômico, social e ambiental da região Sul”, disse Gomes. Em 10 de setembro, a convite do deputado estadual gaúcho Fabiano Pereira (PT), presidente da Comissão de Serviços Públicos, Gomes já havia defendido a criação da Ferrosul durante o Fórum de Infraestrutura Logística do Rio Grande do Sul, na Assembléia Legislativa daquele Estado. LEGISLATIVO GAÚCHO - O deputado Jerônimo Goergen protocolou, no dia 1o de outubro, um requerimento solicitando audiência pública, interna, junto à Comissão de Economia e Desenvolvimento do Legislativo gaúcho, prevista para ser realizada depois da reunião em Nonoai. A finalidade é abrir o debate sobre o projeto da Ferroeste e da integração ferroviária do Sul do país. O coordenador da Frente do Agronegócio também já solicitou uma audiência com a governadora Yeda Crusius para apresentar o resultado das reuniões em Nonoai e na Assembléia Legislativa e para levar o apoio dos municípios do Norte e Noroeste gaúcho à nova ferrovia. Segundo o presidente da Amzop, Flavio Smaniotto, o parlamento gaúcho dá um grande passo para a concretização de um sonho regional: “para nós que representamos 40 municípios da Zona da Produção, mais a Amuceleiro, esta é a construção de um processo histórico que esperamos há muitos anos para o desenvolvimento regional”. Segundo ele, com a segunda audiência pública, na Assembléia Legislativa, a região Norte e Noroeste gaúcha terá ainda mais suporte para o pleito. NONOAI - A audiência em Nonoai é a segunda a ser realizada pela Ferroeste. A primeira aconteceu em 11 de setembro, no município de São Jorge do Oeste, no Sudoeste do Paraná, resultando na “Carta de São Jorge do Oeste”, que reafirma a determinação da região de integrar e as economias do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul através da expansão da Ferroeste. A audiência pública da Ferroeste está sendo promovida pela prefeitura de Nonoai com o apoio da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) e Associação dos Municípios Celeiro do Rio Grande (Amuceleiro), além da participação de empresários e forças políticas de mais de cem municípios gaúchos. Também apóiam o evento as associações do Alto Uruguai (Amau), do Planalto Médio (Amuplam), do Alto Jacuí (Amaja) e das Missões (AMM). O prefeito de Nonoai, João Rubin, destaca a importância social e econômica da interligação entre os Estados e os portos (Rio Grande, Paranaguá e Porto Alegre). “Sem dúvida será uma conquista histórica, tendo em vista que a ferrovia ocuparia o espaço da maior fronteira agrícola do Mundo, abrangendo todas as zonas produtoras de grãos em um corredor fantástico de escoamento”. A audiência pública da Ferroeste será realizada quinta-feira (8), às 14 horas, no Clube Recreativo Nonoaiense, na Rua Rocha Loires, 442, no centro do município de Nonoai, Norte do Rio Grande do Sul.