O coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Jerônimo Goergen - integrante de um grupo de oito parlamentares na audiência pública da Ferroeste em Nonoai, município do Norte gaúcho, onde será apresentado o estudo prévio de viabilidade do novo ramal da Ferroeste, nesta quinta-feira (8) - também quer discutir a criação da Ferrosul – empresa que pode ser criada a partir da atual malha da Ferroeste para interligar os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A chegada da ferrovia a Chapecó, no Oeste catarinense, vai exercer influência sobre 238 municípios do Rio Grande do Sul e, com isso, deve mudar a logística gaúcha no Estado e na região, segundo o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. O Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental (1a fase) do novo ramal da Ferroeste, que prevê a ligação do Paraná, pelas regiões do Cantuquiriguaçu e Sudoeste do Estado, ao Oeste de Santa Catarina, foi elaborado pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento).
Para o deputado Jerônimo Goergen, o projeto da Ferroeste apresenta um avanço inevitável para o Rio Grande do Sul. “Este projeto tem todo o meu apoio e vamos nos empenhar ao máximo para sua concretização”. O deputado complementa: “Esta ferrovia muda a característica do desenvolvimento regional, modificando também a logística do Rio Grande do Sul no aspecto ferroviário”.
FERROSUL - De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar gaúcha, a nova empresa – a Ferrosul – pode ser criada numa segunda fase do atual projeto da estatal paranaense e este será um dos temas em discussão na audiência de Nonoai. Goergen considera que o Rio Grande do Sul deve se inserir na luta de construção desta ferrovia, através do envolvimento do Governo e da Assembléia Legislativa do Estado.
“A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul toma a dianteira na defesa da Ferrosul”, segundo o presidente da Ferroeste. “Esperamos que as assembléias legislativas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul se somem a esse esforço de consolidação de uma empresa pública de logística voltada à integração e ao desenvolvimento econômico, social e ambiental da região Sul”, disse Gomes.
Em 10 de setembro, a convite do deputado estadual gaúcho Fabiano Pereira (PT), presidente da Comissão de Serviços Públicos, Gomes já havia defendido a criação da Ferrosul durante o Fórum de Infraestrutura Logística do Rio Grande do Sul, na Assembléia Legislativa daquele Estado.
LEGISLATIVO GAÚCHO - O deputado Jerônimo Goergen protocolou, no dia 1o de outubro, um requerimento solicitando audiência pública, interna, junto à Comissão de Economia e Desenvolvimento do Legislativo gaúcho, prevista para ser realizada depois da reunião em Nonoai. A finalidade é abrir o debate sobre o projeto da Ferroeste e da integração ferroviária do Sul do país.
O coordenador da Frente do Agronegócio também já solicitou uma audiência com a governadora Yeda Crusius para apresentar o resultado das reuniões em Nonoai e na Assembléia Legislativa e para levar o apoio dos municípios do Norte e Noroeste gaúcho à nova ferrovia.
Segundo o presidente da Amzop, Flavio Smaniotto, o parlamento gaúcho dá um grande passo para a concretização de um sonho regional: “para nós que representamos 40 municípios da Zona da Produção, mais a Amuceleiro, esta é a construção de um processo histórico que esperamos há muitos anos para o desenvolvimento regional”. Segundo ele, com a segunda audiência pública, na Assembléia Legislativa, a região Norte e Noroeste gaúcha terá ainda mais suporte para o pleito.
NONOAI - A audiência em Nonoai é a segunda a ser realizada pela Ferroeste. A primeira aconteceu em 11 de setembro, no município de São Jorge do Oeste, no Sudoeste do Paraná, resultando na “Carta de São Jorge do Oeste”, que reafirma a determinação da região de integrar e as economias do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul através da expansão da Ferroeste.
A audiência pública da Ferroeste está sendo promovida pela prefeitura de Nonoai com o apoio da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) e Associação dos Municípios Celeiro do Rio Grande (Amuceleiro), além da participação de empresários e forças políticas de mais de cem municípios gaúchos. Também apóiam o evento as associações do Alto Uruguai (Amau), do Planalto Médio (Amuplam), do Alto Jacuí (Amaja) e das Missões (AMM).
O prefeito de Nonoai, João Rubin, destaca a importância social e econômica da interligação entre os Estados e os portos (Rio Grande, Paranaguá e Porto Alegre). “Sem dúvida será uma conquista histórica, tendo em vista que a ferrovia ocuparia o espaço da maior fronteira agrícola do Mundo, abrangendo todas as zonas produtoras de grãos em um corredor fantástico de escoamento”.
A audiência pública da Ferroeste será realizada quinta-feira (8), às 14 horas, no Clube Recreativo Nonoaiense, na Rua Rocha Loires, 442, no centro do município de Nonoai, Norte do Rio Grande do Sul.
Frente parlamentar quer integração do Rio Grande do Sul à Ferroeste
Parlamentares vão à audiência pública da Ferroeste em Nonoai (RS) nesta quinta-feira (15) para participar da apresentação do estudo de viabilidade de novo ramal
Publicação
06/10/2009 - 17:49
06/10/2009 - 17:49
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