Uma comitiva do Ministério do Trabalho francês, integrada por políticos (o senador André Cardeux e o deputado Philippe Cochet), membros de entidades trabalhistas, professores universitários e quatro cientistas que se dedicam ao tema e suas experiências em todo o mundo, esteve nesta quinta-feira (19) no Paraná conhecendo as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
Depois de conhecerem os programas de São Paulo e Rio de Janeiro eles ouviram uma palestra do padre Roque Zimmermann, que, em francês, explicou por mais de meia hora os programas desenvolvidos pela Secretaria.
O Ministério francês patrocina há longo tempo sessões de estudos, com viagens pelo mundo inteiro para que o país conheça o que se pratica na área de trabalho, emprego e promoção social. A missão denominada “Perspectivas das Regulações Sociais” encontrou no Paraná um programa que serve de modelo e que vem conquistando bons resultados, conforme comentaram integrantes da comitiva. De Curitiba eles partem agora para o Canadá.
No Paraná - Ontem (dia 19) eles conheceram o “Economia Solidária”, que em parceria com a Universidade Federal do Paraná estimula a construção de cooperativas populares. A comitiva pôde verificar um exemplo prático do programa, visitando a Cooperativa de Embalagem do Brasil (Coembra). Esta cooperativa dá trabalho para 21 pessoas, a maioria mulheres, com renda mensal média de R$ 600.
Pessoas com baixa escolaridade não tinham como concorrer no mercado de trabalho e agora encontram uma forma de melhorar seu padrão de vida através da oportunidade oferecida pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
Durante o dia houve uma série de atividades. Além da palestra do padre Roque, os franceses puderam se integrar com a Secretaria visitando a Agência do Trabalhador e conhecendo detalhes do funcionamento do órgão.