Uma reunião realizada nesta quarta-feira (19) entre representantes de entidades não governamentais e membros da coordenação do projeto Fome Zero no Paraná decidiu propor a criação de um Fórum Estadual de Economia Solidária. A intenção é construir uma proposta de política estadual de incentivo a empreendimentos sociais que visam o desenvolvimento econômico e o combate à exclusão social.
“Esse é o reconhecimento de que o problema da fome e da miséria não é apenas financeiro. É uma questão de dignidade, de reconhecimento e de estímulo ao desenvolvimento social”, disse Sandro Lunard Nicodeli, coordenador de Economia Solidária do projeto Fome Zero. Os membros do fórum irão montar uma proposta a partir de experiências bem sucedidas de ongs paranaenses.
“No futuro, o trabalho do fórum irá ser convertido em políticas públicas e até mesmo em propostas de lei”, completa Sandro. A economia solidária é uma forma de combater a exclusão social e a fome que está entre as propostas do programa Fome Zero federal e estadual. É uma política de implantação a longo prazo que busca recuperar a auto-estima e a dignidade da população.
Um exemplo de projeto de economia solidária bem sucedido é a Padaria Comunitária da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Sítio Cercado, em Curitiba. Lá, desde 1996, a comunidade se organiza para comprar os ingredientes para a produção de pão e demais derivados. O custo é dividido entre a população. A iniciativa tem ajudado a melhorar a alimentação no local.