O vice-governador Orlando Pessuti participou na tarde desta quinta-feira (26), no Centro de Eventos do Parque de Exposição do Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, da abertura oficial do I Fórum Regional de Segurança Pública dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu. O evento contou com a presença do Bispo Dom Mauro Morelli, presidente do Instituto Harpia.
Em seu discurso, Pessuti destacou as ações do governo do Estado para melhorar as condições de vida da população paranaense, como a recuperação das rodovias, a construção de hospitais, escolas, quadras cobertas, bibliotecas públicas, entre outros. “Implantando programas de grande alcance social, como o Leite das Crianças, a Tarifa Social, e concedendo isenções fiscais para que as micro e pequenas empresas conseguimos gerar milhares de emprego”, disse.
O vice-governador lembrou que esta é a “primeira vez na história do Paraná que a segurança pública é encarada com seriedade, através da elaboração de um plano estadual, com metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos. “O plano teve como principais diretrizes: o combate da corrupção policial; o resgate das instituições policiais; os investimentos em equipamentos básicos; gestão da segurança e investimentos em tecnologia; além do combate às drogas e implantação do policiamento comunitário”, explicou Pessuti.
Segundo ele, desde 2003, foram contratados 6,4 mil policiais, atendentes e auxiliares de carceragem, e capacitados mais de 80 mil policiais. “Os salários foram reajustados. Foram adquiridas cerca de 4,5 mil viaturas, 16,8 mil armas e 20,1 mil coletes balísticos. Entretanto, a medida que considero como uma das mais eficientes foi a implantação do geoprocessamento, através do qual o governo traça o mapa do crime, com base num banco de dados com todas as informações do crime. Outro importante avanço, é o Boletim de Ocorrência Unificado, que pôs fim aos problemas estatísticos e fez com que o cidadão não tivesse que comparecer a mais de uma delegacia para prestar queixa”, afirmou.
Em relação ao combate ao trafico de drogas, crime considerado mais comum na região de fronteira, Pessuti revelou que, nos últimos anos, foram apreendidos 50 mil quilos de maconha, 4 milhões de pedras de crack e 7,9 mil quilos de cocaína. Foram presas cerca de 21 mil pessoas e apreendidos 5,5 mil adolescentes.
“O Projeto Povo atende hoje 75 bairros de Curitiba, nove cidades da Região Metropolitana e outros 45 municípios do Paraná. Mais de 3 milhões de paranaenses são beneficiados por este importante programa, que reduziu a criminalidade onde foi implantado”, concluiu.
O I Fórum Regional de Segurança Pública contou com a presença ainda dos deputados Ademir Bier e Elton Welter, do presidente da Codapar, Ney Caldas, do prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, além de representantes do Poder Judiciário, do Exercito, e das policias Federal, Civil e Militar.
Fórum discute segurança pública em Marechal Cândido Rondon
O vice-governador Orlando Pessuti e o Bispo Dom Mauro Morelli participaram da solenidade de abertura. Pessuti falou dos investimentos do Governo do Estado na área de segurança pública, com a implantação, por exemplo, do geoprocessamento, através do qual o governo traça o mapa do crime
Publicação
26/03/2009 - 16:30
26/03/2009 - 16:30
Editoria