Os problemas dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) estão sendo debatidos em fóruns regionais previstos no Programa Mutirão, lançado pelo governo do Estado. A Secretaria Para Assuntos da RMC, Comec e municípios estão realizando fóruns de desenvolvimento local nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, para assegurar a participação direta das prefeituras nas decisões de investimentos. Em paralelo, passa a atuar também o Fórum Metropolitano de Desenvolvimento, que irá integrar as ações governamentais, estimulando a qualificação profissional e a geração de emprego e renda.
O primeiro Fórum de Desenvolvimento Local foi realizado em Quitandinha, na terça-feira (02), com o objetivo de compatibilizar a política de desenvolvimento da região, com o plano do atual governo do Estado e dos municípios metropolitanos. Denominado de Fórum I, o evento foi aberto pelo secretário Edson Strapasson, nas dependências do Ceteque. Participaram prefeitos, vereadores, secretários municipais, entidades civis e 30 representantes das secretarias estaduais, além de vinculadas dos municípios de Agudos do Sul, Lapa, Quitandinha , Tijucas do Sul, Mandirituba e Contenda.
O município de Quitandinha relacionou prioridades como implementação da Escola Cidadã, Telefone Rural, Saneamento Rural, capacitação de jovens, questões relacionadas ao ICMS Ecológico, maior acesso ao Ceasa, agilidades nos casos que dizem respeito ao IAP, telefonia DDD e a ligação Rodovia do Xisto com a BR-116.
O município de Contenda solicitou maior agilidade nos trâmites de documentos junto ao IAP e Comec, definições nas áreas de telefonia celular e fixo e a implantação de projetos de saneamento, prevendo também a gestão de bacias. O prazo para a implantação da Escola Cidadã e condições que assegurem seu funcionamento e a formação de mão-de-obra também compuseram a pauta de reivindicações. O município evidenciou ainda sua preocupação com o Hospital Regional.
Ainda nesta quarta feira, a Câmara Municipal de Piraquara é a sede do Fórum II, reunindo representantes dos municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Colombo e Curitiba.
No mesmo dia, o auditório da prefeitura de Campo Largo, recebe os participantes do Fórum III. O Fórum IV será realizado no dia 12 de dezembro em Rio Branco do Sul, no Colégio Maria da Luz Furquim, à rua Paraná, 90, em frente ao módulo da PM. O secretario Strapasson ressalta a importância da participação de todos para o sucesso das ações governamentais dentro das atividades que serão desenvolvidas pelos Fóruns Regionais.
Mutirão - A Secretaria para Assuntos da Região Metropolitana de Curitiba e a Comec - Coordenadoria da Região Metropolitana, vêm solidificando um programa de governo denominado “Mutirão Metropolitano” para combater a pobreza. Este é um dos principais desafios da Grande Curitiba, segundo o secretário Edson Strapasson. O Mutirão visa promover o desenvolvimento sócio-econômico da RMC, com a efetiva participação da sociedade civil organizada na elaboração das políticas públicas metropolitanas, através da execução continua, sistemática e integrada das ações dos setores públicos e privados.
Em pauta, os problemas decorrentes do crescimento populacional desordenado, como o transporte, a educação e o saneamento. “A região concentra 30% da população do Paraná e, com certeza, mais do que 30% dos problemas do Estado”, garante o secretário.
As soluções apontadas pelo programa prevêem um esforço coletivo, orientado para ações concretas de desenvolvimento sustentável, envolvendo outras secretarias de Estado, empresas do governo, entidades não-governamentais, ministérios e instituições de ensino. Estas ações vão desde um programa integrado de transporte, com obras de pavimentação, construção de viadutos, trincheiras, terminais e pontos de parada, passando pela qualificação profissional, inclusão digital e alfabetização, até o estabelecimento de uma nova Comec, com espaço aberto para as discussões dos projetos e programas.