A necessidade de cooperação entre os Estados para o desenvolvimento de soluções na área de informática foi destacada nesta quarta-feira (4) pela presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), Tereza Porto, e pelo presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Marcos Mazoni, durante a abertura do 12º Fórum de Negócios da Abep, em Curitiba.
Segundo Tereza Porto, o compartilhamento de soluções é o melhor caminho para a gestão pública, inclusive para a redução de custos nos processos de modernização administrativa.Como exemplo ela cita o sistema nacional desenvolvido para o setor de segurança pública, o Infoseg, que interliga informações de vários Estados.
Marcos Mazoni, por sua vez, destacou o papel da Celepar como desenvolvedora de soluções para o governo do Estado. Ele chamou a atenção para o projeto pioneiro da Celepar, conhecido como “framework”, “uma verdadeira enciclopédia de componentes para o desenvolvimento de sistemas de informática”, que pode ser aperfeiçoado por outras organizações. Sobre a gestão das empresas públicas, Mazoni relatou que a experiência do atual governo paranaense, que migrou a maioria de seus sistemas para software livre, está sendo bem sucedida.
Ao comparar a postura do governo Requião com as medidas adotadas por seu antecessor, o presidente da Celepar disse que a opção pelo software livre e os investimentos realizados na empresa, além do aspecto econômico sedimenta a Informática Paranaense como um importante polo de desenvolvimento tecnológico.
O Encontro de Diretores Técnicos das Empresas Estaduais de Informática prossegue nesta quinta-feira, 5, pela manhã, com a exposição do coordenador do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento (PNAGE), Marcos Ozório de Almeida, sobre as regras de financiamento dos projetos estaduais de gestão administrativa e a apresentação do framework de desenvolvimento pelo presidente da Celepar, Marcos Mazoni. À tarde, os participantes debaterão com o professor da FAE Business School, Belmiro Valverde, a função da tecnologia nas ações de governo e conhecerão a experiência do governo do Rio de Janeiro em software livre para desktop.
A agenda encerra com uma visita à fábrica de computadores da Positivo Informática. Na sexta-feira, a Celepar apresenta suas ferramentas para desenvolvimento de sítios na internet, o “Xoops”, e o programa de catálogo de endereços, agenda e eventos, o “Expresso Livre”. Haverá, ainda, um painel sobre inovação tecnológica com a participação do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e da Companhia de Processamento de Dados do Mato Grosso (Cepromat).
Fórum destaca necessidade de cooperação na informática pública
A defesa foi feita pela presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), Tereza Porto, e pelo presidente da Celepar, Marcos Mazoni
Publicação
05/05/2005 - 06:00
05/05/2005 - 06:00
Editoria