A secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Renner Weber Lunardon, e o secretário de Justiça e Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, abriram na manhã desta quinta-feira (31), em Curitiba, o 63° Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). O encontro reúne representantes das unidades da federação, termina nesta sexta-feira (1°) e discute ações para a gestão pública.
O Fórum do Consad ocorre a cada três meses, em diferentes capitais brasileiras. No evento são debatidos problemas e desafios da gestão pública, apresentadas medidas de sucesso implementadas pelas administrações estaduais e discutidas formas de se aproveitar e se compartilhar essas iniciativas entre as diversas unidades da federação.
Resultados - Nestes dois dias de fórum do Consad, estão sendo apresentados o andamento e resultados do grupo interestadual de trabalho que está elaborando projetos na área de licitações, compras e contratações. A gestão de sistemas previdenciários também é tema: o presidente da Paraná Previdência, José Maria Corrêa, fez, à tarde, uma explanação de como, no Estado do Paraná, o sistema é administrado.
Há ainda painéis que tratam de projetos que buscam tornar a administração da máquina pública mais ágil. São eles o Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (PNAGE) e do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).
Discussão - Para a secretária Maria Marta Lunardon, os fóruns do Consad tomaram tamanha dimensão que o tema gestão pública, extremamente técnico e complexo, hoje já está em discussão na agenda política, a exemplo de assuntos com saúde, educação e segurança pública.
No discurso de abertura, Maria Marta contou aos participantes, vindos das mais variadas regiões do país, a “lenda da gralha azul” (que, em síntese, diz ter sido a ave a responsável por semear o território do Paraná com araucárias), peculiaridade da cultura paranaense. A secretária fez uma comparação entre o trabalho da gralha e o papel dos integrantes do Consad.
“Nós, como a gralha azul, agimos em grupo; somos das mais diferentes ideologias e de governos de diferentes partidos; divergimos e convergimos, mas sempre trabalhamos em equipe, compartilhando experiências e ações.”
O secretário de Justiça, Jair Ramos Braga, também salientou a importância do fórum. “São encontros complexos, que acrescentam à administração pública.” O secretário destacou ainda a competência dos servidores públicos estaduais do Paraná, que fazem com que as políticas públicas sejam aplicadas com eficiência.
A proposta de uma nova lei federal de licitações, que saiu das discussões de um grupo de trabalho do Consad, foi citada pelo presidente da entidade, Geraldo Aparecida de Vitto, com um dos exemplos bem sucedidos das ações do conselho. “O Consad tem trabalhado na busca de ações eficientes, que signifiquem redução de gastos do poder público.”
BOX
Confira o resumo da programação do fórum
DIA 31 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA
8h30 – Recepção dos participantes
9h – Cerimônia de abertura
10h30 – Balanço de evento anterior
14h – Apresentação do grupo interestadual de trabalho de compras licitações e contratos e passagens e afins
15h - Desafios para a execução do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (PNAGE)
16h30 – Apresentação Paraná Previdência
17h30 – Apresentação de projeto da Bahia
DIA 1º DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA
9h30 - Projetos nos municípios brasileiros do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública)
10h – Apresentação de propostas a serem entregues aos candidatos a presidência da República
10h30 – Elaboração da Carta de Curitiba
11h20 – Aprovação da Carta de Curitiba
12h – Definição do próximo fórum
Fórum Nacional de Secretários discute em Curitiba ações para a gestão pública
Encontro termina nesta sexta-feira (1°) e trata de assuntos como licitações, modernização administrativa e previdência pública
Publicação
31/08/2006 - 17:25
31/08/2006 - 17:25
Editoria